A atividade favorece o diálogo entre a universidade e a Educação Básica
Em contexto de pandemia, muitas atividades estão sendo desenvolvidas em formato virtual e, com isso, o diálogo entre a universidade e educação básica sofreu uma significativa diminuição devido às restrições impostas pela Covid-19. Esse distanciamento ocasionou perdas na construção do conhecimento e debates produzidos na união desses dois segmentos.
Pensando em uma proposta que pudesse favorecer e retomar esse diálogo fundamental entre universidade e educação básica, a discente Larissa Chaves Pinto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Túlio Henrique Pinheiro, egresso do PPGER, e Jordânia Graziele Souza, egressa da UFVJM, ofertaram uma oficina no dia 19 de agosto, em formato virtual, que teve como tema “Identidades brasileiras: múltiplas abordagens”, para alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Minas Gerais – unidade Diamantina, em formato virtual.
A oficina objetivou trazer aspectos fundamentais das pesquisas desenvolvidas pela Larissa Chaves e Jordânia Souza, com abordagens voltadas a auxiliar os alunos na compreensão de temáticas em âmbito dos processos avaliativos como o Exame Nacional do Ensino Médio e seleções seriadas.
Larissa Chaves Pinto é Mestranda do PPGER/UFVJM, Especialista em Artes e Tecnologia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG, Licenciada em História (2020) e Bacharela Interdisciplinar em Humanidades (2017) pela UFVJM, campus Diamantina-MG. Atuou como professora da rede pública de educação do Estado de Minas Gerais. É integrante do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão sobre Diáspora Africana (NUPED/UFVJM). Atualmente, realiza pesquisas sobre escravidão no Brasil, com ênfase em criminalidade escrava em Diamantina-MG. Áreas de interesse: História do Brasil Imperial, História Regional, História Agrária, Direito Criminal e Arte e Cinema.
Túlio Henrique Pinheiro é Mestre em Estudos Rurais pelo PPGER/UFVJM, especialista em Artes e Tecnologia pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), licenciado em História e bacharel em Humanidades, ambos pela UFVJM. Atualmente, é professor no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – unidade Diamantina, e da Escola Estadual Darcília Godoy em Senador Modestino Gonçalves. Realiza pesquisas sobre o espaço rural diamantinense na segunda metade do século XX, trabalhando com os seguintes temas: trabalhadoras rurais e dinâmicas ocupacionais; sindicalismo rural e História Oral.
Jordânia Grazielle de Souza é Bacharela em Humanidades (2019) e licenciada em História (2021) pela UFVJM. Especialista em Artes e Tecnologia pelo IFNMG. Durante o processo de formação acadêmica, foram desenvolvidos trabalhos com a temática da escravidão, como o trabalho de conclusão da especialização em Artes (2020) e do curso de História (2021), respectivamente. Atualmente, é professora da educação básica na disciplina de Artes na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, na cidade de Couto de Magalhães de Minas/MG.
O momento teve participação ativa dos estudantes. Privilegiou-se a interdisciplinaridade na construção e execução da oficina. A união entre os palestrantes e os alunos da educação básica suscitou diferentes debates e curiosidades.
–
Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais – um centro de excelência em Estudos Rurais.
Acompanhe mais ações de nosso Programa no site e em nossas redes sociais: