Programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição- PPGCN, abre edital.

O Programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição – PPGCN está com edital aberto para seleção para 2019/02. Segue abaixo descritivo de suas linhas de pesquisa,  sub linhas e seus respectivos orientadores.

Nutrição básica e aplicada: Esta linha congrega estudos experimentais, ensaios clínicos, estudos com dietas e alimentos in natura ou processados. Envolve a investigação sobre efeitos endócrino-imuno-metabólicos desencadeados por alimentos e dietas, na saúde e na doença, nos níveis molecular, celular e clínico; a identificação e avaliação do valor nutricional e funcional de alimentos dietas, bem como alterações na sua composição em razão do processamento ou cocção, com especial enfoque em alimentos regionais; a identificação de vias de contaminação biológica, física e química na cadeia produtiva dos alimentos e suas implicações em termos da vigilância sanitária e a investigação de formas de utilização de alimentos, matérias primas alimentares e compostos bioativos para o desenvolvimento de produtos alimentícios para fins especiais, alimentos funcionais e nutracêuticos.

Nutrição e saúde coletiva: Nesta linha serão desenvolvidas pesquisas nos campos da epidemiologia nutricional nos diversos grupos populacionais, pesquisas no âmbito das políticas, programas e intervenções em saúde, alimentação e nutrição. Também serão desenvolvidos estudos socioantropológicos em alimentação, nutrição, corpo e saúde bem como sobre educação alimentar e nutricional; uso de novas tecnologias no processo de educação em saúde de forma a contribuir para a formação de recursos humanos em ensino e pesquisa nesses campos.

Sublinhas de Pesquisa/ Docentes

1) Epidemiologia Nutricional – Profa. Dra. Angelina do C Lessa

2) Propriedades funcionais de alimentos e dietas – Profas . Dra. Elizabethe A Esteves e Dra. Cíntia L Ramos

3) Alimentação e efeitos endócrino-imuno-metabólicos – Profa. Dra. Daniele F da Silva

na saúde e na doença

4) Mídias digitais na educação em saúde e nutrição – Prof. Dr. Edson da Silva

5) Análises físico-químicas de alimentos e matérias-primas alimentares e desenvolvimento de novos produtos.-  Profa. Dra. Harriman A Morais

6) Educação Alimentar e Nutricional nos ciclos da vida – Profa. Dra. Luciana N Nobre

7) Alimento regional: avaliação química, biológica e comportamental –  Profa. Dra. Nísia Andrade VD Pinto

8) Inocuidade de alimentos – Prof. Dr. Paulo de SC Sobrinho

9) Segurança Alimentar e Nutricional – Prof. Dr. Romero A Teixeira

Informações sobre o Programa de Pós-graduação e, ou curso podem ser obtidas no sítio da PRPPG/UFVJM ( http://prppg.ufvjm.edu.br/, seção Pós-graduação – Stricto sensu – Editais de Seleção), ou no sítio do Programa (site.ufvjm.edu.br/ppgcn). 2.7. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail: ( ppgcn@ufvjm.edu.br)

cartaz PPGCN

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.