Concurso para vaga de docente

A UFVJM lança edital de concurso para uma vaga de docente para o curso de Nutrição. Mais informações na página da universidade.

Edital 114 efetivo

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Departamento de Nutrição terá grande representação no III CONAN e VI COMAN


Nesta próxima segunda-feira, dia 27/05/2019, sairá uma caravana em dois ônibus da universidade com 58 graduandos, 2 pós-graduandos, 5 docentes e 1 técnico administrativo do curso de Nutrição, para participarem do III Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e  VI Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição a serem realizados na cidade de Ouro Preto -MG. Foram aprovados mais de 20 trabalhos que serão apresentados nos congressos incluindo trabalhos escritos e apresentações orais. Siga a nossa página e acompanhe como será a participação do DENUT, estaremos divulgando notas durante a semana dos eventos.

Posted in Notícias | Leave a comment

Programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição- PPGCN, abre edital.

O Programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição – PPGCN está com edital aberto para seleção para 2019/02. Segue abaixo descritivo de suas linhas de pesquisa,  sub linhas e seus respectivos orientadores.

Nutrição básica e aplicada: Esta linha congrega estudos experimentais, ensaios clínicos, estudos com dietas e alimentos in natura ou processados. Envolve a investigação sobre efeitos endócrino-imuno-metabólicos desencadeados por alimentos e dietas, na saúde e na doença, nos níveis molecular, celular e clínico; a identificação e avaliação do valor nutricional e funcional de alimentos dietas, bem como alterações na sua composição em razão do processamento ou cocção, com especial enfoque em alimentos regionais; a identificação de vias de contaminação biológica, física e química na cadeia produtiva dos alimentos e suas implicações em termos da vigilância sanitária e a investigação de formas de utilização de alimentos, matérias primas alimentares e compostos bioativos para o desenvolvimento de produtos alimentícios para fins especiais, alimentos funcionais e nutracêuticos.

Nutrição e saúde coletiva: Nesta linha serão desenvolvidas pesquisas nos campos da epidemiologia nutricional nos diversos grupos populacionais, pesquisas no âmbito das políticas, programas e intervenções em saúde, alimentação e nutrição. Também serão desenvolvidos estudos socioantropológicos em alimentação, nutrição, corpo e saúde bem como sobre educação alimentar e nutricional; uso de novas tecnologias no processo de educação em saúde de forma a contribuir para a formação de recursos humanos em ensino e pesquisa nesses campos.

Sublinhas de Pesquisa/ Docentes

1) Epidemiologia Nutricional – Profa. Dra. Angelina do C Lessa

2) Propriedades funcionais de alimentos e dietas – Profas . Dra. Elizabethe A Esteves e Dra. Cíntia L Ramos

3) Alimentação e efeitos endócrino-imuno-metabólicos – Profa. Dra. Daniele F da Silva

na saúde e na doença

4) Mídias digitais na educação em saúde e nutrição – Prof. Dr. Edson da Silva

5) Análises físico-químicas de alimentos e matérias-primas alimentares e desenvolvimento de novos produtos.-  Profa. Dra. Harriman A Morais

6) Educação Alimentar e Nutricional nos ciclos da vida – Profa. Dra. Luciana N Nobre

7) Alimento regional: avaliação química, biológica e comportamental –  Profa. Dra. Nísia Andrade VD Pinto

8) Inocuidade de alimentos – Prof. Dr. Paulo de SC Sobrinho

9) Segurança Alimentar e Nutricional – Prof. Dr. Romero A Teixeira

Informações sobre o Programa de Pós-graduação e, ou curso podem ser obtidas no sítio da PRPPG/UFVJM ( http://prppg.ufvjm.edu.br/, seção Pós-graduação – Stricto sensu – Editais de Seleção), ou no sítio do Programa (site.ufvjm.edu.br/ppgcn). 2.7. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail: ( ppgcn@ufvjm.edu.br)

cartaz PPGCN

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Eleição para escolha da chefia do Departamento de Nutrição (DNUT)

 Edital que regulamenta o processo eleitoral para escolha da chefia do Departamento de Nutrição (DNUT) – Gestão 2018-2020. Veja!
Posted in Sem categoria | Leave a comment

Cientistas descobrem sexto gosto

Pesquisadores descobriram que a gordura, isoladamente, tem um gosto particular e desagradável. O novo sabor se une aos cinco gostos básicos: doce, salgado, azedo, amargo e umami e foi batizado de oleogustus. Leia!!
Posted in Notícias | Comentários desativados

Relatório da OMS diz que taxação de bebidas açucaradas pode combater problemas da obesidade

WHO urges global action to curtail consumption and health impacts of sugary drinks

Taxing sugary drinks can lower consumption and reduce obesity, type 2 diabetes and tooth decay, says a new WHO report.

Posted in Notícias | Comentários desativados

Sobrepeso e obesidade foi relacionada a mais oito tipos de câncer

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), após nova avaliação realizada concluiu que o peso corporal adequado contribui para redução do risco de desenvolver 13 tipos de câncer. Leia a reportagem ou leia o artigo!
Posted in Notícias | Leave a comment
Olá pessoa!
Bem-vindo ao Site do Departamento de Nutrição (DNUT)! Estamos em processo de construção desse espaço para divulgar o DNUT. Aguardem!!!!
Posted on by portal2 | Comentários desativados