Apresentação

1) Conceito da profissão
O Engenheiro Agrícola e Ambiental é o profissional que cuida da produção agropecuária, projeta e administra técnicas, estruturas e equipamentos utilizados nas lavouras e criações através de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando solucionar problemas de Engenharia inerentes aos sistemas agrícolas e ambientais. O profissional deve se adaptar às exigências atuais relacionadas à sustentabilidade na agropecuária e agroindústria, priorizando a preservação ambiental através da proposição de soluções inovadoras e eficazes aos problemas que afetam a produção, considerando aspectos tecnológicos e socioeconômicos.

2) Perfil profissional
O Engenheiro Agrícola e Ambiental formado no ICA/UFVJM estará apto a aplicar conhecimentos decorrentes de amplo embasamento teórico para solucionar problemas de Engenharia Rural que envolvam as áreas de conhecimento: engenharia de água e solo; meio ambiente, saneamento e poluição ambiental; construções rurais e ambiência; máquinas e mecanização agrícola; geotecnologias aplicadas e agricultura de precisão; processamento e armazenamento de produtos agrícolas; energia na agricultura e eletrificação rural; e automação e otimização de sistemas agrícolas.

3) Mercado de trabalho
O profissional pode atuar em fazendas, usinas, indústrias, fábricas e comércio de equipamentos de irrigação, máquinas e implementos agrícolas, companhias de armazenamento, cooperativas, instituições financeiras de administração, assistência técnica especializada e prestadoras de serviços de consultoria ambiental. Destacam-se também serviços de extensão, desenvolvimento rural sustentável, companhias de logística e saneamento, instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, seja na direção ou lecionando disciplinas ligadas à infraestrutura rural. Portanto, existe um mercado de trabalho bastante diversificado, podendo trabalhar como autônomo ou em empresas e órgãos públicos e/ou privados, ou como profissional liberal nas diferentes áreas de conhecimento do curso.

4) O curso no Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM
O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental do ICA/UFVJM propicia ao profissional a capacidade de agir proativamente na busca de soluções eficientes e inovadoras para problemas relacionados à área. Além disso, permite ao profissional compreender e traduzir necessidades dos indivíduos, grupos sociais e/ou comunidade relativas aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizacionais, inclusive em regiões com características do semiárido e cerrado brasileiro, sendo capaz de analisar a exploração agropecuária como integrante da economia de um sistema, no qual interagem o manejo da produção e uso de tecnologias para transformação da realidade rural, observando valores sociais e a conservação do ambiente.

5) Identificação do curso
Curso: Engenharia Agrícola e Ambiental
Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Grau: Bacharelado
Habilitação: Engenheiro Agrícola e Ambiental
Modalidade: Presencial
Turno: Integral
Carga horária: 3650 horas
Tempo de integralização: mínimo de 5 anos e máximo de 7,5 anos
Regime de matrícula: Semestral
Vagas ofertadas por semestre: 25
Formas de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SISU), via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI) da UFVJM e Processos seletivos na forma do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM.
Local da oferta: UFVJM – Campus Unaí (MG)
Código da IES no INEP: 596
Endereço: Av. Vereador João Narciso, nº 1.380, Cachoeira, CEP 38610-268, Unaí-MG
Ano de início do curso: 2014/1
Ato de criação/autorização do curso: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012. Resolução CONSEPE n° 03/2016, de 10 de março de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>