Apresentação

1) Perfil Profissional
O profissional habilitado nessa área está apto a utilizar novas técnicas e biotecnologias para formular rações adequadas que proporcionem o máximo desempenho com um mínimo custo, aplicando conhecimentos científicos no melhoramento da produtividade em rebanhos, explorados comercialmente, que precisam estar adequados sob o ponto de vista da higiene e do bem-estar animal.

Diferentemente do Veterinário, que possui foco no tratamento da saúde animal em clínicas e hospitais especializados, o Zootecnista busca melhorias produtivas no rebanho e na cadeia que envolve a comercialização de seus produtos e derivados.

Está apto a planejar, gerenciar, coordenar, administrar e assistir diferentes sistemas de produção animal em estabelecimentos agroindustriais, pensar os sistemas produtivos, de manejo e transporte de animais, contextualizados pela gestão dos recursos humanos e ambientais, atendendo às demandas da sociedade quanto à excelência na qualidade e segurança dos produtos de origem animal.

2) Área de Atuação
Buscando a eficiência do setor agropecuário, a Zootecnia atua na criação racional de animais, mediante planejamento e pesquisa nas áreas de seleção, melhoramento genético e nutrição, manejo de pastagens, produção de rações balanceadas e planejamento de instalações, participando assim de todas as fases da cadeia produtiva animal.

A Zootecnia está presente no controle de qualidade na indústria alimentícia, viabilizando sistemas alternativos de produção animal, bem como a comercialização de seus produtos e derivados, como carne, leite, ovos, embutidos e laticínios.

Pode lidar também com a preservação e aproveitamento econômico de animais silvestres em seu ecossistema, assim como estudar os efeitos do ambiente e do clima nos organismos vivos (bioclimatologia).

As criações de gado de corte e de leite, de suínos e de frango são as que mais empregam. Há oportunidades de trabalho para o Zootecnista no planejamento de instalações para essas criações, que prezam pelo conforto e funcionalidade no tratamento dos animais. Supervisão de vacinação, registro e controle de animais, desenvolvimento de técnicas de pastagem, pesquisa de necessidades nutricionais de rebanhos e adequação de dieta animal também são promissores campos de atuação.

O Zootecnista pode trabalhar ainda com inseminação, na avaliação genética, supervisão de sistemas e técnicas de cruzamento para formação de rebanhos-matrizes, além de ter ótimas oportunidades nos setores de exposições, torneios, feiras e eventos agropecuários. Também realiza estudos de impacto ambiental, atua nas áreas de difusão, informação e comunicação especializada em Zootecnia, esportes agropecuários, lazer e terapias humanas com a utilização de animais. Assessora programas de controle sanitário, higiene, profilaxia e rastreabilidade animal, visando à segurança alimentar humana.

3) Identificação do curso
Curso: Zootecnia
Área de conhecimento: Ciências Agrárias
Grau: Bacharelado
Habilitação: Zootecnista
Modalidade: Presencial
Turno: Integral
Carga horária: 3615 horas
Tempo de integralização: mínimo de 5 anos e máximo de 7,5 anos
Regime de matrícula: Semestral
Vagas ofertadas por semestre: 25
Formas de ingresso: Sistema de Seleção Unificado (SISU), via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI) da UFVJM e Processos seletivos na forma do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFVJM
Local da oferta: UFVJM – Campus Unaí (MG)
Código da IES no INEP: 596
Endereço: Av. Vereador João Narciso, nº 1.380, Cachoeira, CEP 38610-268, Unaí-MG
Ano de início do curso: 2014/1
Ato de criação/autorização do curso: Resolução CONSU nº 18, de 09 de novembro de 2012

6) Contato
Acesse aqui os contatos da coordenação e secretaria do curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>