Apresentação

zootecnia

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO) da UFVJM foi recomendado pela CAPES, em nível de Mestrado, segundo ofício 63-12/2007/CTC/CAA/CAPES, em 26 de julho de 2007 e teve sua primeira turma de acadêmicos matriculada em março de 2008. O curso tem duração máxima de dois anos e as orientações são exercidas, atualmente, por quinze docentes permanentes (Orientadores), sendo onze servidores da UFVJM e quatro externos (UFV, UFSJ e UFMT), e quatro docentes colaboradores.

O PPGZOO procura dotar seus mestrandos da capacidade de exercer o magistério superior e pesquisas diversas no tocante à Zootecnia, além de capacitar estes acadêmicos à elaboração e desenvolvimento de projetos. O corpo discente é formado por alunos graduados em instituições nacionais ou estrangeiras observadas as exigências curriculares e selecionados mediante avaliações. E mantém salutares parcerias destacando-se, dentre outras, a CNPq, CAPES, FINEP, FAPEMIG e também com outras instituições de ensino.

As entradas de Discentes (ingressos) são semestrais e para a titulação de Mestre em Zootecnia pela UFVJM o acadêmico deverá finalizar 24 créditos em disciplinas (obrigatórias e eletivas), bem como ser aprovado no exame de Dissertação.

Visão Geral do Programa

Nome: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – PPGZOO
Nível: Mestrado
Área de concentração: Produção Animal
Avaliação do curso: Conceito 04

Objetivos do Programa

a) Qualificar e preparar docentes, técnicos e profissionais de Zootecnia e áreas afins com o propósito de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, como enfoques principais a produção animal sustentável, segurança alimentar, bem-estar animal, responsabilidade social e ambiental;

b) Melhorar a qualidade dos cursos de Graduação, através da qualificação docente;

c) Auxiliar no atendimento da demanda regional, nacional e mundial da Produção Animal, através dos trabalhos de Dissertação de Mestrado;

d) Qualificar profissionais para a identificação de pontos críticos nas cadeias produtivas dando subsídios à produção animal sustentável e possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de técnicas que contribuam pra o avanço da produção animal regional, nacional e mundial.

Linhas de Pesquisa

1. Nutrição e Produção de Monogástricos
Visa desenvolver pesquisas que gerem conhecimentos em projetos que contemplem dentro da avicultura, aquicultura e suinocultura, a determinação de exigências nutricionais, a avaliação de alimentos e de tecnologias de processamento que melhorem a disponibilidade dos nutrientes, o desenvolvimento e a adequação de práticas de manejo na produção animal, a aplicação de técnicas de melhoramento genético e avaliação de genótipos/linhagens, a avaliação da qualidade da carne e, o aprimoramento e adoção de técnicas que visem o conforto ambiental dos animais.

2. Nutrição e Produção de Ruminantes
Os principais objetivos dessa linha de pesquisa são a avaliação de alimentos, dietas e aditivos, visando determinar o valor nutricional e o potencial de utilização na alimentação animal; a obtenção de parâmetros de exigências nutricionais dos diferentes nutrientes; estudar os processos fisiológicos relacionados à nutrição; avaliar diferentes plantas forrageiras quanto aos aspectos agronômicos, bromatológicos e nutricionais, assim como as forrageiras conservadas; avaliar o desempenho dos ruminantes em diferentes ambientes; avaliar os efeitos da nutrição, raça, cruzamentos e do manejo na qualidade da carcaça, da carne e do leite; avaliar métodos de estimação de parâmetros genéticos para predição de valores genéticos.

Mais informações:

Clique aqui para acessar a página do PPGZOO