Normas de Estágio

Documentos relacionados aos estágios no curso de Agronomia:

Aqui estão disponíveis algumas informações gerais relacionadas as disciplinas de Estágio I, II e III do curso de Agronomia do ICA/Campus Unaí. Os documentos que deverão ser entregues, também estão disponíveis para download, portanto leia com atenção cada item.

I – DOCUMENTAÇÃO GERAL

Os documentos obrigatórios que devem ser entregues no estágio são divididos em duas etapas: a documentação de INÍCIO DO ESTÁGIO, a de FINAL DO ESTÁGIO e os documentos COMPLEMENTARES. Esses documentos complementares, como o “Termo Aditivo” apenas serão necessários em casos de alguma alteração durante o período do estágio. A seguir está a lista de documentos para download:

  1. Documentação obrigatória: INÍCIO DO ESTÁGIO

         A. Termo de Compromisso do Estágio

- O Termo de Compromisso é um documento redigido pelo setor de estágios da Universidade Portanto para fazer o download do Termo acesse a página de estágios da UFVJM disponível no link: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/component/content/article/34-cat-destaques/288-termo-de-compromisso-de-estagio.html.

- Existem diferentes tipos dos documentos “Termos de Compromisso”, de acordo com cada tipo de estágio, portanto leiam as instruções da página e façam do download apenas do termo que atente o estágio que irá executar.

- A DATA DE ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO TEM QUE SER A DATA DE INÍCIO DO ESTÁGIO, E NÃO A DATA DO DIA QUE ENVIAM O DOCUMENTO. 

        B. Plano de Atividades do Estagiário (I. Plano de Atividades do Estagiário)

   C. Carta de Aceite do Professor Orientador (II. Carta de Aceite do Professor Orientador)

  1. Documentação obrigatória: FINAL DO ESTÁGIO

A. Ficha de avaliação da empresa ou instituição concedente do estágio (III. Ficha de Avalição da Empresa ou Instituição Concedente do Estágio)

B. Ficha de avaliação do docente orientador (IV. Ficha de Avalição do Professor Orientador)

C. Modelo de Relatório Final de Estágio (V. Instruções para Elaboração do Relatório Final de Estágio do Curso de Agronomia )

- O presente modelo tem por objetivo padronizar o Relatório de Atividades que é exigido no Estágio Supervisionado Curricular do curso de Agronomia. Para auxiliar na confecção do Relatório Final, leia com atenção o documento “Instruções para Elaboração do Relatório Final de Estágio Agronomia” (VI. Modelo de Relatório Final de Estágio do Curso de Agronomia)

  1. Documentos COMPLEMENTARES

A. Termo aditivo

- O “Termo Aditivo” é um documento redigido pelo setor de estágios da Universidade Portanto para fazer o download do Termo acesse a página de estágios da UFVJM disponível no link: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/component/content/article/34-cat-destaques/288-termo-de-compromisso-de-estagio.html.

       B. Apólice de seguro

- A Apólice de seguro é um documento emito todo ano pelo setor de estágios da Universidade, já que se renova anualmente, geralmente no mês de dezembro de cada ano. Portanto para conferir o número da apólice ou fazer o download do arquivo em pdf da Apólice de seguros, acesse a página de estágios da UFVJM disponível no link: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/component/content/article/79-noticia-editas/68-seguro-escolar.html.

II. ASSINATURA DE DOCUMENTOS

Até o momento a assinatura nos documentos pode ser MANUAL ou DIGITAL. Independente da forma de assinar, alguns pontos são importantes:

- Para a documentação ser direcionada à direção, ela tem que estar completa e assinada por todos os pares. A DIREÇÃO SÓ ASSINARÁ OS DOCUMENTOS DO ESTÁGIO SE ESTIVEREM TODOS COMPLETOS.

- Quando forem redigir os documentos, verifiquem se o nome do responsável do ICA pelos estágios (diretor(a) do Instituto) está redigido de forma completa e correta.

- Enviem a documentação com antecedência: a direção pede 5 DIAS ÚTEIS PARA ASSINAR OS DOCUMENTOS, portanto vocês têm que entregá-los ou enviá-los aos docentes responsáveis pelas disciplinas com pelo menos UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA ANTES DA DATA DE INÍCIO DO ESTÁGIO.

NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR ENVIO DE DOCUMENTOS EM CIMA DA HORA. A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO É RESPONSAVILIDADE DE VOCÊS!

  1. Assinatura MANUAL
    1. Os documentos PODEM SER ASSINADOS DE FORMA MANUAL. NESSE CASO TODAS AS ASSINATURAS OBRIGATORIAMENTE TÊM QUE SER MANUAIS.
    2. NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS COM ASSINATURAS MANUAIS E DIGITAIS NUM MESMO DOCUMENTO.
    3. Entregar 3 (três) vias dos documentos obrigatórios de INÍCIO DE ESTÁGIO. Uma via fica com a empresa ou instituição concedente do estágio, uma com o docente responsável pela disciplina em nome da Universidade e uma cópia fica com o discente.
    4. Toda a documentação tem que passar primeiramente pelo docente responsável pela disciplina, para conferência. Após essa conferência O DOCENTE FARÁ O ENCAMINHAMENTO DOS DOCUMENTOS PARA A DIREÇÃO. A direção não irá assinar documentos enviados diretamente pelos discentes.
    5. A documentação deve estar de preferência num envelope ou pasta, devidamente identificado com o nome do discente.
  1. Assinatura DIGITAL
    1. Os documentos PODEM SER ASSINADOS DIGITALMENTE VIA SOUGOV. NESSE CASO TODAS AS ASSINATURAS OBRIGATORIAMENTE TÊM QUE SER DIGITAIS.
    2. NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS COM ASSINATURAS MANUAIS E DIGITAIS NUM MESMO DOCUMENTO.
    3. Nesse caso basta enviar 1 (uma) via dos documentos obrigatórios de INÍCIO DE ESTÁGIO.
    4. Toda a documentação tem que passar primeiramente pelo docente responsável pela disciplina, para conferência. Após essa conferência O DOCENTE FARÁ O ENCAMINHAMENTO DOS DOCUMENTOS PARA A DIREÇÃO. A direção não irá assinar documentos enviados diretamente pelos discentes.
    5. A documentação poderá ser enviada por e-mail, Classroom ou Moodle, de acordo com a instrução do docente responsável pela disciplina.

III. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  1. Limite de horas de estágio

- A quantidade de horas de cada disciplina de estágio deve ser equivalente a quantidade total de horas de cada disciplina: 75 h para estágios I e II e 90h estágio III.

- Caso o discente queira fazer mais horas de estágio na mesma empresa/instituição, essas horas deverão ser contabilizadas como estágio não obrigatório. Verificar no site da UFVJM os documentos específicos para essa categoria de estágio.

- O limite de carga horária diária permitida no estágio é de 6 horas/dia (30 horas semanais). O discente só poderá fazer 8 horas/dia de estágio (40h semanais) se não estiver cursando nenhuma disciplina, a não ser o estágio.

Demais normas e informação sobre estágio obrigatório e não obrigatório podem ser consultadas diretamente com os docentes responsáveis pela disciplina, ou na página oficial de estágios da UFVJM disponível no link: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/convenios.html.