Apresentação

produção vegetal

 

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal iniciou em 2006 na área de Ciências Agrárias a nível de mestrado acadêmico e doutorado iniciou em 2015 com área de concentração em Produção Vegetal objetivando proporcionar a oportunidade de formação qualificada de estudantes e profissionais interessados em desenvolver trabalhos interdisciplinares e em equipe, desenvolver a habilidade para a comunicação em texto e oral, adquirir independência intelectual e experiência com a literatura específica e o método científico. O Programa, recomendado pela CAPES, oferece disciplinas obrigatórias e de área de concentração que aprofundam os conhecimentos sobre áreas específicas.

Visão Geral do Programa
Nome: Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal – PPGPV
Nível: Mestrado e Doutorado Acadêmico
Grande área: Ciências Agrárias
Área básica: Agronomia
Área de concentração: Produção Vegetal
Área de avaliação: Ciências Agrárias I
Título do egresso: Produção Vegetal
Duração do curso: Máximo 24 meses (Mestrado) e 48 meses (Doutorado)
Data de criação: Agosto de 2006 (Mestrado) e Março de 2015 (Doutorado)
Avaliação do curso: Conceito 05 (Mestrado e Doutorado)

Linhas de Pesquisa

1. Caracterização, Manejo e Conservação de Solos
Envolve projetos de pesquisa que estudam a gênese e caracterização dos solos e seus efeitos sobre as diversas variáveis nas plantas, além das práticas de manejo visando a sustentabilidade de plantios com eficiência de uso e conservação dos recursos naturais.

2. Fitossanidade
Envolve projetos de pesquisa que estudam aspectos ligados ao Manejo Sustentável de Plantas Daninhas e Manejo Integrado de Pragas buscando maior estabilidade, diversidade e equilíbrio nos agroecossistemas. São temas abordados por esta linha de pesquisa: avaliação dos agroecossistemas; manejo de plantas daninhas; redução do uso de herbicidas; fitorremediação de solos contaminados; resistência de plantas a insetos; controle biológico de pragas e ecotoxicologia.

3. Produção e Melhoramento de Plantas
Envolve projetos de pesquisa com ênfase nos fatores envolvidos no manejo e produção sustentável de plantas. São priorizados os sistemas consorciados e com forte enfase ao uso eficiente dos recursos naturais, baseados na fisiologia das plantas, no seu melhoramento e na sua capacidade competitiva.

Mais informações:

Clique aqui para acessar a página do PPGPV