Comunicação oral: PIBID Interdisciplinar Ler e Ser/UFVJM e a formação do leitor literário
O presente trabalho objetiva apresentar a proposta do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Ler e Ser, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Diamantina/MG e alguns resultados de sua execução. Tal proposta visa à prática e à discussão teórica sobre as possíveis formas de implementação de um trabalho interdisciplinar, envolvendo as áreas de Pedagogia; Letras e Educação Física, que potencialize a formação efetiva de leitores literários, tanto da Educação Básica (alunos das duas escolas públicas envolvidas) quanto do Ensino Superior (graduandos/UFVJM das três licenciaturas acima mencionadas que serão, a seu tempo, futuros professores). Estão articulados no PIBID Ler e Ser cinquenta e três bolsistas, entre eles 08 professores da Educação Básica, 03 da Educação Superior e 42 licenciandos. O trabalho conjunto visa estimular a formação do leitor literário por meio do diálogo entre diferentes linguagens, entre elas a literária e a corporal, potencializando a experiência com o literário e a apreciação estética de forma mais ampla. Os pressupostos teóricos de FREIRE (2008) e BARTHES (2004), entre outros, sustentam a proposta do PIBID Interdisciplinar Ler e Ser porque consideram a leitura enquanto atividade libertadora e lugar de prazer. A prática da leitura literária atrelada ao Ser reside na crença de que “não há povo que possa viver sem a literatura” (CÂNDIDO, 2004, p. 174) e porque pensamos que ela amplia o nosso universo, permitindo “que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano”. (TODOROV, 2012, p. 23 e 24).