Comunicação oral 6

VALORIZAÇÃO DA CULTURA E IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA

Autores: Andreia Rodrigues, Abner Miguel Rodrigues Pereira, Bruna Oliveira, Eder Adriano Mendonça, Frank Alves Santos, Itala Cristina Barbosa Alves dos Santos, Letícia Souto Diniz, Ana Elisa Cunha de Souza, Amanda Valiengo, Juliana Helena Gomes Leal, Priscila Regina Lopes.

Este trabalho diz respeito às atividades do subprojeto Interdisciplinar Ler e Ser do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, que envolve três áreas do conhecimento: Letras, Pedagogia e Educação Física, áreas vinculadas aos respectivos cursos de licenciatura da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) do Campus de Diamantina/MG.

O Ler e Ser desenvolve suas atividades com o objetivo de formar leitores de literatura em liberdade por meio do diálogo entre linguagens, em especial a linguagem corporal, em três escolas da região periférica da cidade de Diamantina/MG, entre as quais se encontra a Escola Estadual Gabriela Neves situada no Bairro da Palha, na qual este grupo atua.

Por meio do reconhecimento das necessidades locais da comunidade, uma população predominantemente negra que desconhece o valor de sua cultura, este grupo do Pibid Ler e Ser resolveu promover, no semestre em curso, ações que resgatem valores da cultura dessa comunidade. Em uma dinâmica em que os alunos foram colocados diante de um espelho e questionados sobre as questões internas e externas de sua aparência surgiram vários depoimentos que indicavam sentimentos de rejeição por sua própria identidade, nos quais eles não se assumiam como negros e diziam não gostar de si como eram. Desta forma, o grupo decidiu se dedicar ao tema: “História, diversidade e cultura afro-brasileira” com o intuito de dar visibilidade aos valores a ele vinculados, estimulando os alunos para a realização de ressignificação da sua importância para a construção da própria identidade e de sua inserção no meio social.

Acreditamos que o corpo em diálogo com linguagens artísticas variadas, entre elas, a literária, pode ser um meio capaz de auxiliar nesse processo de ressignificação da visão preconceituosa e reduzida que essas pessoas têm sobre si mesmas. Daí que o grupo resolveu, por meio desse intercâmbio, apresentar aos alunos práticas e elementos culturais tais como: capoeira, a dança, o uso das cores para pintura corporal e histórias literárias sobre o universo afrodescendente, como o livro Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado, para que eles se identificassem e se reconhecessem.

Palavras-chave: Cultura. Afrodescendente. Identidade. Linguagens. Ressignificação.

Aluna-bolsista Letícia à esquerda e supervisora Ana Elisa à direita.

Letícia e Ana Elisa