Comunicação oral

O PIBID LER E SER E A POSSIBILIDADE DO REGISTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E FORMAÇÃO DO LEITOR

Tamires Aparecida Barbosa Silva
Bibiana Vieira
Manaara Ribeiro Paim
Amanda Valiengo (orientadora)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a importância do registro da produção da criança na Educação Infantil, a partir de um projeto temático desenvolvido em uma escola de Educação infantil de Diamantina, MG, por meio da parceria entre o PIBID Ler e Ser e uma instituição de educação infantil. O PIBID Ler e Ser atua na formação do leitor literário, desde a educação infantil até o ensino médio, fomentando o gosto pela leitura literária, pois considera que a literatura permite outras formas de conhecer e imaginar o mundo, respondendo melhor a vocação de ser humano (TODOROV, 2012). A partir dessa premissa, foi desenvolvido um projeto intitulado “Pinóquio”, com o principal objetivo de incentivo à formação de novos leitores, inserindo as crianças em atividades multi-artísticas, por meio de instrumentos como o teatro, a música, histórias e vídeos permitindo a construção do prazer pela leitura. Neste trabalho, ora exposto, focamos na importância do registro infantil como possibilidade de auxílio na formação do ser humano (WARSCHAUER, 1993; OSTETTO, 2000; LOPES, 2009) e a possibilidade de auxílio na formação do leitor. Durante o desenvolvimento do projeto, o registro das atividades desenvolvidas com e pelas crianças foi realizado por meio de filmagens, desenhos, colagens e pinturas. Tal registro e sua exposição se destacaram, pois como afirma Ostetto (2000), o registro revela o exercício de dizer e de ser autor, por meio das marcas individuais. Consideramos que ao realizar um registro e depois estar exposto a ele de maneira sistemática, as crianças demonstraram-se atentas e inteiradas ao vídeo. Expressaram diversos sentimentos e comportamentos que exprimiam a identificação, a percepção e a valorização de si e do grupo. Dessa forma, pensar no registro e suas possibilidades de exposição são ferramentas que pretendemos que façam parte da rotina da instituição de educação infantil, uma vez que possibilitam a construção da identidade infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil; Pibid Ler e Ser; Registro; formação do leitor.

Tamires Barbosa

Bibiana Vieira