Comunicação oral 1

GARIMPO: EXERCÍCIO DA MINHA IDENTIDADE

Autores: Daniel Gonçalves Pereira, Franciele Regina Faustino, Jaqueline Alves Silva, Luiz Cláudio Muniz de Aguiar, Rafael Agenor de Morais, Gabriela Augusta Jamar, Amanda Valiengo, Juliana Leal, Priscila Lopes

O presente resumo objetiva relatar a experiência desenvolvida na Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia, situada em Diamantina, Minas Gerais, por meio da parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar Ler e Ser, que têm por finalidade a formação de leitores de literatura por prazer durante a Educação Básica, a partir do envolvimento das áreas da Educação Física, Letras e Pedagogia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O Ler e Ser desenvolve projetos temáticos de acordo com as necessidades da escola e dentre eles, destacou-se o projeto intitulado “Eu, Minha Escola e Meu Bairro”, o qual buscou resgatar a identidade da comunidade escolar através da expressão artística baseada na realidade do aluno. Para os alunos do 9º ano da Escola, o subtema garimpo foi determinado em conjunto, pois se trata de um dos meios de renda para a maioria das famílias do bairro no qual a escola está inserida. Inicialmente, foi trabalhado com os alunos do 9º ano diferentes textos sobre o garimpo, a turma realizou uma pesquisa no bairro com os pais e moradores sobre os garimpos existentes na cidade, após isso, produziram um texto literário com fatos contados por seus familiares a respeito do tema e sua influência na região. Com o objetivo de intensificar a experiência dos alunos, o projeto buscou relacionar a linguagem corporal com o texto literário produzido, e para tanto, optou-se pela composição coreográfica de Ginástica Para Todos (GPT) como uma das metodologias de trabalho, a qual se caracteriza como uma representação da cultura corporal que reúne as diferentes interpretações da Ginástica com outras formas de expressão corporal, de forma autônoma (SOUZA, 1997). Também foi utilizado como referência uma das coreografias do Grupo de Ginástica de Diamantina da UFVJM, intitulada “Do bruto ao lapidado”, na qual o garimpo manual é representado. Para desenvolver a produção coreográfica, a turma trabalhou os movimentos ginásticos que conseguiam executar atrelados aos movimentos corporais característicos do garimpo, de forma que fossem atribuídos sentidos e significados à coreografia. Diferente das demais práticas corporais a GPT promove o encontro de várias práticas culturais em uma só, criando assim um novo mundo cheio de possibilidades vindos de diferentes vivências individuais. Desta forma, acredita-se que com este projeto, a turma participante da coreografia se tornou protagonista de sua própria história, pois relatou a realidade do garimpo presente em seu cotidiano no contexto de uma apresentação de GPT. A literatura nem sempre é muito valorizada pelos alunos, a falta de interesse pode estar atrelada à utilização de metodologias de ensino que não condizem com a realidade dos jovens. A partir da metodologia proposta pelo Ler e Ser, a leitura se tornou divertida, pois relacionou a leitura com as experiências vividas pelos pais, parentes e amigos dos alunos; além de possibilitar a interpretação do texto por meio de outra linguagem, a corporal. Considera-se portanto, que a literatura relacionada com a vivência corporal permite ao aluno dar vida ao que está sem movimento no papel, ampliando o interesse e prazer pela leitura literária.

Palavras-chave: PIBID Ler e Ser; Identidade Escolar; Ginástica.

Apoio: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e PIBID Diversidade, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, ESCOLA MUNICIPAL CASA DA CRIANÇA MARIA ANTÔNIA.

Aluna-bolsista Jaqueline à esquerda e supervisora Gabriela Jamar à direita

Aluna-bolsista Jaqueline