Comunicação oral 5

VIVENCIANDO MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: POSSIBILIDADES DO PIBID LER E SER

Autores: Bianca de Oliveira, Luana Flávia Pereira Duarte, Michely Cristina dos Passos Santos, Priscila Ribeiro Leite, Zilda Gonçalves dos Santos Lisboa, Daíse Mara Venuto Freire, Amanda Valiengo, Juliana Leal, Priscila Lopes

Este trabalho tem por finalidade referir conhecimento adquirido e vivências com alunos do 6º ano A e B da Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia, situada no bairro Palha em Diamantina – Minas Gerais, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) subprojeto Interdisciplinar “Ler e Ser”, que tem por objetivo a formação de leitores de literatura por prazer durante a educação básica, a partir do envolvimento das áreas da Educação Física, Letras e Pedagogia da Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri. No projeto, ora em foco, intitulado “Vivenciando Múltiplas Linguagens Na Formação De Leitores Literários: Possibilidades Do PIBID Ler E Ser”, iniciado em vinte quatro de setembro do ano corrente, com previsão de término em vinte e seis de novembro, busca despertar nos alunos o deleite pela leitura com manifestação de expressões corporais. Com base em reflexões nos encontros do PIBID, observação do público atendido e nas fundamentações de Aristóteles e Platão procura-se apresentar alguns gêneros que partem de uma classificação padrão: narrativo ou épico; lírico e dramático. Deste modo abordaremos alguns subgêneros literários como crônica, poesia, poema, fábula, drama e romance. Para elucidar a ramificação Crônica optamos por filme intitulado As Crônicas De Nárnia: O Peregrino da Alvorada, declamação do poema: E agora José? , fantoches para ilustrar a fábula “A Raposa e as Uvas”, performance da obra Romeu e Julieta de Shakespeare adaptado ao contexto dos alunos e finalizando os subgêneros iremos aplicar obras de José Saramago, A maior flor do mundo junto a um curta-metragem e de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, para representar o romance, sendo assim vivenciar e provocar nos estudantes do 6° ano várias habilidades de sensações ao ler. Ofereceremos a conveniência de despertar a leitura, contemplando-as através de linguagens literárias e não-literárias. Ao depararmos com as várias possibilidades de vivenciar a literatura, visamos neste projeto além do prazer pela leitura proporcionar um desenvolvimento social, cognitivo, emocional e crítico perceptível nas expressões. No decorrer das apresentações das múltiplas linguagens e gêneros buscamos por meio deste trabalho (re) significar a leitura como instrumento transformador da compreensão humana.

Palavras chaves: PIBID, linguagens, prazer, expressões, literatura.

Apoio: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e PIBID Diversidade, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil, Escola Municipal Casa da Criança Maria Antônia.