IV SELL/UFTM

PÔSTER: “EVENTO LITERÁRIO: UM ESPAÇO PARA VIVÊNCIAS ESTÉTICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES”

Em agosto de 2012 iniciou-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, por meio da Licenciatura em Letras Português/Espanhol da (UFVJM), intitulado PIBID “Ler e Ser” e coordenado pela profª. Drª. Juliana H. G. Leal. Esse projeto ocorre na E. E. Profª Gabriela Neves, situada em uma área periférica de Diamantina-MG, que atende alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social que convivem com desemprego, drogas, limitado acesso às artes mas, em especial, à literatura. Tal quadro de exclusão sócio-cultural reflete-se nas atitudes dos alunos durante as atividades que se mostram quase sempre calados, desmotivados e com dificuldades de interação. Diante disso, com o objetivo de aproximá-los do universo da literatura de forma prazerosa, lúdica e com liberdade, visando a formação de leitores, propôs-se a realização de um evento, durante o qual os alunos pudessem vivenciar possibilidades de leituras, de criação artística, de protagonismo e de valorização de suas produções literárias. O referencial teórico se baseia nos conceitos: (BARTHES, 2004); (FREIRE, 2008); (PAULINO, 2001). O evento significou, ainda, a consolidação de várias atividades realizadas pelo PIBID com poesia, contos, lendas, música e vídeo. A ação ocorreu no período matutino do dia 13 de dezembro de 2012, reuniu todas as turmas da escola e se estruturou em torno das seguintes atividades: abertura com participação de dois moradores do bairro, contando seus causos; encenação de peças teatrais elaboradas a partir de lendas locais; apresentação musical; recitação de poesias de autoria dos próprios alunos; apresentação de danças; depoimentos de leitura feitos por alunos; exibição de fotos das atividades. Com o desenvolvimento desse evento foi possível destacar os seguintes resultados: valorização das produções dos alunos; estabelecimento da relação entre leitura no contexto escolar e a leitura de mundo dos alunos por meio da realização de atividades significativas; criação de um espaço real para os alunos se expressarem por meio de diversas linguagens; participação e interação bastante significativas por parte dos alunos envolvidos (participantes e espectadores); envolvimento dos alunos em todo o processo, fazendo-os se sentirem capazes e motivados; exposição do trabalho com o texto literário baseado na liberdade, no gosto de ler e integrado a outras artes. O evento literário foi um momento para os alunos experienciarem, criarem e vivenciarem a literatura, as artes e as múltiplas possibilidades de construção de um protagonismo cidadão por meio dessa vivência/experiência estética.

PÔSTER: “LER PARA RECONHECER-SE E VALORIZAR-SE”

Em agosto de 2012 iniciou-se, na Escola Municipal de Sopa, localizada no distrito de Sopa, região de Diamantina/MG, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID “Ler e ser”, vinculado ao curso de Letras Português/Espanhol da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e coordenado pela Dra. Juliana Leal. A proposta deste pôster é a de apresentar algumas considerações acerca das atividades de incentivo à leitura literária realizadas, durante o mês de setembro de 2012, nessa escola, que objetivou proporcionar diferentes experiências artísticas e culturais para os alunos nelas envolvidos. Além disso, visou o contato com bens culturais, como a música, o cinema e a literatura, aproximando os estudantes do texto literário veiculado em diferentes suportes. Isso foi feito considerando os conhecimentos prévios dos estudantes, valorizando o contato com narrativas da cultura local de modo a fortalecer o envolvimento da equipe do PIBID com os alunos da escola. As atividades realizadas tiveram como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental II (6°, 7°, 8° e 9° ano) e foram desenvolvidas de acordo com a realidade da escola, dos alunos e grupo do PIBID, tendo como base o lúdico, a cultura local, suas práticas e saberes socioculturais. Foram realizados quatro encontros durante os dias 03 a 25/09, que aconteceram em sala de aula e pátio da escola, utilizando diferentes recursos didáticos como o texto literário nos gêneros cordel, poemas, músicas e vídeos, além da confecção e exposição de xilogravuras produzidas pelos alunos. A escolha da Literatura de cordel e a produção de xilogravuras estão relacionadas com a proximidade do gênero com a leitura de mundo que os alunos possuíam, leitura essa regionalista, intimista e que refletia o cotidiano de sua comunidade rural, que se configurou como canal de interação entre eles e as atividades propostas. A região na qual está localizada a escola integrante do PIBID “Ler e ser” apresenta uma carência considerável de acesso a bens culturais por localizar-se na zona rural. Praticamente inexistem espaços que possibilitem vivenciar as artes em geral, o cinema, a música, a literatura, entre outras. Dentro desse contexto a escola em questão configura-se como um espaço primordial na promoção de atividades ricas e prazerosas que possibilitem aos alunos experienciarem as mais distintas experiências estéticas. Por esse motivo partilhamos da afirmação de Graça Paulino (2001) quando afirma acreditar que em uma sociedade democrática está envolvido o acesso não só a necessidades básicas, mas também, a outros tantos bens que para ela: “envolve também educação, formação estética e ampliação constante da quantidade e qualidade dos bens culturais que a existência humana pode abarcar”. Além do acesso limitado que discutimos acima, outro fator problemático que identificamos durante o curto espaço de tempo em que estivemos atuando nessa escola é o não reconhecimento das manifestações da cultura local, da cultura do outro, das crenças, histórias e vivências(do aluno e de sua comunidade). Tal fator ocasiona dificuldade de identificação e reconhecimento de si e do mundo. Ao propormos as atividades de incentivo à leitura a partir do trabalho com a Literatura de Cordel pretendíamos, além disso, que os alunos se reconhecessem nessa e a partir dessa narrativa literária que é arte, se integra à vida, integra o sujeito e é saber popular valorizado pela alteridade.

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