CESPUC/2014

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Resumos aprovados para participarem da programação do II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções.

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Literatura e outras artes: a importância de atividades multiartísticas na formação do futuro docente

Taynara Pessoa; Manaara Paim; Ítala Alves; Nayara Gomes; Juliana Leal; Priscila Lopes; Amanda Valiengo.


Este trabalho diz respeito a uma experiência vivenciada no Projeto de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto “Ler e Ser”, desenvolvido na cidade de Diamantina/MG. O objetivo é demonstrar como um trabalho multiartístico pode colaborar para a formação do graduando que, a seu tempo, proporcionará benefícios em sua prática como professor em sala de aula. A aplicação de uma metodologia multidisciplinar, em nossa opinião, ampliaria o conhecimento de mundo do aluno e do docente, uma vez que nos coloca em contato com outros tipos de linguagens e expressões. O PIBID Interdisciplinar “Ler e Ser” promove encontros pedagógicos entre coordenadores, supervisores e bolsistas a fim de desenvolver performances multiartísticas e discutir o uso da linguagem corporal e literária como meios de expressão artístico-cultural da sociedade. Em um dos encontros realizados pelo “Ler e Ser” foi proposta a atividade “releitura artística”, a partir de dois estímulos: um vídeo do programa “Se ela dança eu danço, do SBT (http://www.youtube.com/watch?v=KGN6oQmhKck) que retratava a dança clássica “A morte do Cisne” a partir de uma performance de “Street Dance” e o texto “Poesia no Receptor” de Paulo Leminski. Elaboramos, então, uma performance, a partir do poema No meio do caminho do escritor Carlos Drummond de Andrade que foi relido usando a linguagem corporal, que foi apresentada para os demais integrantes do grupo. Essa atividade baseou-se em uma dramatização a partir da qual promovíamos repetições do verso “no meio do caminho tinha uma pedra” que se refletiam em nossas faces atordoadas e nos andares confusos pelo espaço. Por meio da expressão corporal e da linguagem falada, ora sequenciada ora embaralhada, demonstramos as potencialidades de significações que o referido poema possibilita. A dinâmica proposta pelo grupo nos motivou a enfrentar dificuldades individuais (para os graduandos dos cursos de Letras, Bacharelado em Humanidades e Pedagogia, uma não familiaridade com o uso do corpo como linguagem nas práticas pedagógicas e os de Educação Física a não intimidade com o texto literário) o que se traduz em mudanças na formação acadêmica e atuação dos bolsistas nas escolas envolvidas no PIBID. Por meio dessa reflexão construída em discussões, atividades lúdicas e práticas transdisciplinares pretende-se superar as limitações e os desafios vivenciados pelos alunos das licenciaturas. Dentre os objetivos do PIBID “Ler e Ser” está a ampliação do contato dos futuros docentes, professores e alunos das escolas envolvidas com variados bens culturais, facilitando, assim, o acesso deles a determinados círculos sociais, porque, como afirma Cândido, o direito à literatura é um direito ainda não instituído. Dessa forma, incentivar a produção de atividades que colaborem para a acessibilidade a produtos artístico-culturais que até então não têm um alcance democrático a todos, é de suma importância, pois estimula a formação do ser humano e dos futuros professores que serão protagonistas do fomento de práticas culturais e literárias.

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INTERDISCIPLINARIDADE: A LINGUAGEM CORPORAL COMO MEIO DE
INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA.

Edvânia SILVA; Guilherme DRUMOND; Letícia DINIZ; Priscila SANTOS;
Amanda Valiengo; Juliana LEAL; Priscila LOPES
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
edvaniagdasilva@yahoo.com.br; guipdrd@gmail.com;
soutodiniz.leticia@hotmail.com; priscila_kesia@hotmail.com;
ducavaliengo@gmail.com; juleal@yahoo.com; priscalopes@usp.br

Resumo: O presente resumo trata-se de um relato de experiência vivenciado a partir da proposta do subprojeto Interdisciplinar “Ler e Ser” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que envolve três áreas do conhecimento: Letras, Pedagogia e Educação Física, áreas estas vinculadas aos respectivos cursos de Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Dita experiência se deu como decorrência de uma proposta feita pelas coordenadoras do “Ler e Ser”, a saber: Amanda Valiengo, Juliana Leal e Priscila Lopes, como meio de seleção para participar do subprojeto. Foi-nos proposto que, inspirados no texto: Poesia no Receptor (2012) de Paulo Leminski e no vídeo: A Morte do Cisne por John Lennon da Silva, exibido no programa Se ela Dança eu Danço, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=klOc0tCsD1Q>, fizéssemos uma apresentação artística que representasse nossas perspectivas pessoais do que seria o projeto em sua forma prática no âmbito escolar.

Visando usar a Cultura Corporal do Movimento como uma ferramenta didático pedagógica no incentivo à leitura literária, o grupo tentou integrar as três áreas educacionais em uma performance que tinha como objetivo expressar por meio do uso de texto literário e de movimentos corporais, uma prática lúdica e poética aos espectadores. Visto que a leitura, quando articulada de uma forma mais atrativa, de modo que envolva ritmo, sons e interatividade, é aceita, principalmente por crianças, como algo mais agradável por possuir mais beleza e sonoridade, como argumenta Rizzoli (2005).

Para essa performance decidimos fazer uma apresentação artística do poema “Ai! se sêsse” do poeta brasileiro Zé da Luz que foi disseminada pela banda Cordel do Fogo Encantado de Pernambuco. A apresentação consistia em uma encenação que envolvia a recitação do poema juntamente com movimentos próprios da dança e da Ginástica Para Todos, manifestação corporal sem fins competitivos, visando prazer pela prática e interação social. A intenção de unir corpo e poesia fez com que os personagens e o cenário criassem vida com o intuito de fortalecer a arte verbal atrelada à cultura nordestina por meio do gênero literário de cordel.

Essa experiência nos fez comprovar o quanto é possível interagir literatura e expressão corporal, que, segundo Freire (1982), são precedidas por uma leitura de mundo que pode recriá-lo e transformá-lo a partir de uma prática significativa e consciente.

Acreditamos que uma prática interdisciplinar possa ser uma maneira mais eficaz de fomentar e fortalecer o interesse pela leitura literária no âmbito educacional, pois, constatamos, a partir dessa experiência prática, ser possível proporcionar o prazer pela arte ou por meio dela, o que indica que a educação é capaz de formar cidadãos críticos e sensíveis, suscetíveis a desenvolverem através da interdisciplinaridade, valores artísticos, culturais e sociais.

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Literatura, filosofia e corpo no incentivo à leitura literária na educação básica

Autoras: Juliana Leal, Priscila Lopes e Amanda Valiengo, Andreia Rodrigues, Samara Mariz, Rafael Moraes, Joao H. Oliveira, Luiz e Bianca Oliveira.


A presença da leitura literária durante a infância é de grande importância já que poderá proporcionar à criança uma experiência significativa sobre o mundo que a cerca, ademais de facilitar o acesso a outras visões sobre as coisas, pessoas e mundo, para além daquelas que tem. O contato com o literário possibilita ao indivíduo desenvolver uma ideia mais ampla sobre os fatos e acontecimentos ao seu redor, dando-lhe oportunidade de não se acomodar com as interpretações feitas pelo senso comum que quase sempre nos leva a uma visão fechada e limitada sobre as coisas e sobre o mundo. Justamente a visão mostrada pelo Mito da Caverna, de Platão que aponta para a existência de um mundo obscuro, confuso e restrito para aquele que ali aceita viver.
O contato com o literário, dentro da proposta do Pibid Interdisciplinar “Ler e Ser” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que envolve três áreas do conhecimento, a saber: Educação Física, Letras e Pedagogia tem o intuito de estimular o contato com a leitura literária e multiartística visando ampliar o conhecimento de mundo do indivíduo, desde a infância até a sua idade adulta. A proposta visa estimular também o potencial criativo do aluno a partir do uso de diferentes linguagens artísticas, especialmente a literária e a corporal na formação de leitores de literatura. Acreditando nisso, que construímos uma performance, na etapa prática da seleção do Pibid “Ler e Ser” que expressasse o momento no qual a literatura conduziria o indivíduo a diversas possibilidades de conhecer-se melhor e ver o mundo para além das restrições impostas pelo cotidiano.
Assim, o contato com o literário, nessa releitura do Mito da Caverna que fizemos, nos ofereceria uma espécie de “luz” que nos indicaria, junto com outros ensinamentos adquiridos ao longo da vida, outras verdades, ou melhor, outras interpretações, além daquelas que acreditamos existir, uma vez que a experiência do saber auxilia a nos libertar das cavernas do cotidiano e do conformismo, nos proporcionando uma visão crítica da nossa realidade de mundo.

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