Aditivos e ingredientes obtidos de fonte vegetal
O projeto tem por objetivo a exploração de vegetais, principalmente os presentes na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, como novas fontes de aditivos alimentares e de materiais como embalagens. Após a prospecção, o vegetal é caracterizado e seus possíveis comportamentos como aditivos são testados em meios modelo. Análises físico-químicas, térmicas, reológicas, sensoriais, entre outros, são os meios de decisão para aplicação em alimentos, bebidas e embalagens. Aproveitamento de resíduos agroindustriais também são considerados nos estudos. O conhecimento gerado será difundido de forma dialógica à comunidade através de intervenções extensionistas. Os alunos envolvidos no projeto terão oportunidade de desenvolverem conhecimento técnico na área de P&D em aditivos e produtos, contato com técnicas de análise de alimentos presentes tanto no mercado de trabalho quanto acadêmico, aperfeiçoamento do conhecimento sobre ferramentas estatísticas, entendimento sobre Análise Sensorial, além de networking no mercado de alimentos.
Docente responsável: Tatiana Nunes Amaral
Análises físicos-químicas e qualidade de alimentos e matérias-primas alimentares
Este projeto tem como objeto de estudo a qualidade química, bioquímica e nutricional de matérias-primas, produtos e coprodutos alimentícios. Possui especial enfoque sobre alimentos derivados de matérias-primas e cadeias produtivas regionais, com destaque para a cafeicultura, laticínios, vitivinicultura, piscicultura e frutos do cerrado.
Docente responsável: Harriman Aley Morais
Análises fitoquímicas e genéticas para características funcionais, nutricionais e antinutricionais de Chenopodium quinoa
A quinoa é um pseudocereal que possui alto valor nutricional comparado aos cereais tradicionais, possuindo propriedades funcionais, além de apresentar baixo índice glicêmico e não possuir glúten. O trabalho pretende realizar análises de bioinformática e o desenho de primers do gene TSARL1 que regula a biossíntese de saponinas em quinoa visando futura caracterização dos polimorfismos por sequenciamento. Além disso, planeja-se efetuar análises fitoquímicas para o teor de saponinas totais em grãos de quinoa cultivados no Brasil.
Docente responsável: Janaína de Oliveira Melo
Mapeamento Associativo e Desenvolvimento de Marcadores Moleculares Para Compostos Bioativos Em Sorgo Visando Alimentação Humana
Projeto aprovado no Edital Demanda Universal 2021 – FAPEMIG. O objetivo da proposta consiste em conduzir o mapeamento associativo (GWAS ? Genome Wide Association Study) e prospectar QTLs e genes associados à biossíntese dos compostos bioativos taninos, fenólicos totais, 3-deoxiantocianidinas e amido resistente em sorgo, com a finalidade de gerar conhecimento e desenvolver marcadores e métodos eficazes e de menores custos que possam ser utilizados em programas de melhoramento do sorgo com foco em alimentação humana.
Docente responsável: Janaína de Oliveira Melo
Produção de enzimas e uso na formulação de alimentos
Esse projeto visa otimizar a produção de específicas enzimas sintetizadas a partir de fungos filamentosos, caracterizar bioquimicamente a enzima, purificar e imobilizar o catalisador, bem como, analisar o seu potencial se aplicação na formulação de determinados alimentos.
Docente responsável: Vivian Machado Benassi