O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi aprovado em dezembro de 2015, com conceito inicial 3 o qual ainda mantém. O programa passará por sua primeira avaliação em 2021. O PPGCTA é o único curso de mestrado em atuação na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, presente no norte do Estado de Minas Gerais, considerando um raio de 300km, e apresenta duas linhas de pesquisas, sendo: 

1 – Desenvolvimento de processos e produtos.

2 – Química, bioquímica, microbiologia e análise sensorial de alimentos.

Atualmente, o PPGCTA é composto por 11 docentes permanentes e 1 docente colaborador. O programa tem por objetivo geral formar profissionais capazes de atuar no magistério superior, assim como em segmentos especializados para atender aos setores com atividades de pesquisa científica, desenvolvimento e inovação tecnológica na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no nível de Mestrado. Assim, pretende-se:

  • Formar recursos humanos qualificados na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que possuam ampla visão técnico-científica e empreendedora, e que se adaptem à nova realidade do mercado de trabalho, em todas as áreas relacionadas ao programa.
  • Agregar valor as diferentes matérias-primas locais e regionais, por meio de ações que visem a valorização e o desenvolvimento de novos produtos com base em novas tecnologias.
  • Desenvolver e apoiar projetos de promoção social e de desenvolvimento agropecuário e técnico-científico da Região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Regiões vizinhas de forma sustentável.
  • Fortalecer as áreas de estudos afins já existentes na UFVJM, por meio da formação de recursos humanos qualificados na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, incentivando a implantação de novas linhas pesquisas multi e interdisciplinares, visando inovação científica e tecnológica.
  • Contribuir para a melhoria de vida da população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Regiões vizinhas, por meio de ações que promovam a alimentação saudável e segura, bem como, o desenvolvimento da agricultura familiar o que certamente será um incentivo na melhoria de renda da população.

Deste modo, espera-se que o programa contribua para formar profissionais com amplo e sólido conhecimento na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, qualificados para o exercício de atividades do magistério superior, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com espírito empreendedor e visão crítica e criativa sempre que estiver à frente de novos problemas ou tecnologias, bem como aqueles do cotidiano.