2024
Análises físicos-químicas e qualidade de alimentos e matérias-primas alimentares
Este projeto tem como objeto de estudo a qualidade química, bioquímica, nutricional, microbiológica e sensorial de matérias-primas, produtos e coprodutos alimentícios. Possui especial enfoque sobre alimentos derivados de matérias-primas e cadeias produtivas regionais, com destaque para a cafeicultura, laticínios, vitivinicultura, piscicultura e frutos do cerrado.
Docente responsável: Harriman Aley Morais
Avaliação microbiana para elaboração de cervejas
O projeto visa avaliar o potencial de microrganismos, isoladamente ou culturas microbianas, provenientes de frutos e fermentações espontâneas no processo produtivo de cervejas variadas.
Docente responsável: Cintia Lacerda Ramos
Avaliação tecnológica e probiótica de leveduras isoladas de queijos artesanais
O objetivo do estudo é isolar e avaliar características tecnológicas e probióticas de leveduras presentes em queijos artesanais. As leveduras serão avaliadas quantos suas atividades enzimáticas desejáveis para produção de queijos bem como suas propriedades funcionais.
Docente responsável: Cintia Lacerda Ramos
Nano, microencapsulação e secagem de produtos funcionais
A nano e microencapsulação, bem como a secagem de componentes ativos tornou-se muito atraente nas últimas décadas. A nano e microencapsulação podem ser aplicadas para proteção e liberação de diversos compostos funcionais no intuito de facilitar manuseio, transporte e desenvolver formulações para fins alimentícios. Ambas as tecnologias promovem a liberação controlada de substâncias ativas encapsuladas, reduz a volatilidade dos líquidos, mascara o sabor e odor de certos componentes, prolonga a vida útil e protege da luz, umidade e calor. O objetivo deste projeto é produzir nano e micropartículas de compostos funcionais através de diferentes métodos, e avaliar o efeito do sistema matricial bem como caracterizar o produto obtido como potencial ingrediente nas indústrias farmacêutica e de alimentos.
Docente responsável: Joyce Maria Gomes da Costa
Nanoencapsulação de bioativos para fortificação de produtos alimentícios
A utilização de nanocarreadores lipídicos tem possibilitado contornar diversas limitações dos bioativos que impedem sua ampla aplicação em produtos funcionais. A incorporação de bioativos diversos em nanocarreadores lipídicos pode trazer proteção à degradação, aumento da estabilidade, liberação prolongada, maior solubilidade e dispersibilidade, aumento da biodisponibilidade, dentre outras vantagens. O objetivo deste projeto é desenvolver nanocarreadores lipídicos contendo bioativos de diversas origens, levando em consideração os atributos de qualidade necessários para futuras aplicações em alimentos e suas embalagens.
Docente responsável: Guilherme Carneiro
Estudo da extração de compostos naturais para incorporação em biomateriais florestais
O presente projeto tem por objetivo estudar a extração de compostos naturais de interesse industrial para o desenvolvimento de biomateriais a partir de recursos florestais. Com esses extratos será possível produzir, através da técnica de casting e eletrofiação, com a utilização de polímeros naturais como celulose e seus derivados e quitosana, curativos e materiais funcionais. Particular interesse, na incorporação de óleos essenciais de interesse industrial de plantas nativas e cultivadas no Cerrado mineiro para a produção de biomateriais de aplicações médicas, odontológicas e farmacêuticas. Além disso, a utilização de taninos e lignina, na produção de adesivos e agentes coagulantes de interesse industrial.
Docente responsável: João Vinícios Wirbitzki da Silveira
Inovações em embalagens para alimentos
Pensar embalagens na indústria e mercado de alimentos é pensar em inovação, modernização e sustentabilidade. Além da sua importância para a segurança e higiene dos alimentos, as embalagens têm importância por seu impacto, diferentes aplicações e inovações na área.
Docente responsável: Franciele Maria Pelissari
Inovações e desafios no desenvolvimento de produtos e processos na área de tecnologia de cereais, raízes e tubérculos
O entendimento sobre os ingredientes utilizados em produtos a base de cereais, raízes e tubérculos, bem como os processos tecnológicos adequado a serem aplicados ainda é um grande desafio para a indústria de alimentos, principalmente quando ocorre o desenvolvimento de um novo produto ou a ampliação sobre os conhecimentos atuais. Desta forma, estre projeto visa o entendimento em relação às características físicas, químicas, bioquímicas, biológicas e microbiológicas no desenvolvimento de produtos e processos envolvendo a tecnologia de cereais, raízes e tubérculos.
Docente responsável: Márcio Schmiele
Mapeamento associativo e desenvolvimento de marcadores moleculares para compostos bioativos em sorgo visando alimentação humana
O objetivo da proposta consiste em conduzir o mapeamento associativo (GWAS Genome Wide Association Study) e prospectar QTLs e genes associados à biossíntese dos compostos bioativos taninos, fenólicos totais, 3-deoxiantocianidinas e amido resistente em sorgo, com a finalidade de gerar conhecimento e desenvolver marcadores e métodos eficazes e de menores custos que possam ser utilizados em programas de melhoramento do sorgo com foco em alimentação humana.
Docente responsável: Janaína de Oliveira Melo
Processamento e qualidade de carne e produtos cárneos
A área de Ciência e Tecnologia de Carne é de grande importância para a economia nacional e mundial. O presente projeto tem como objetivo desenvolver estudos sobre qualidade de carnes e desenvolvimento de novos produtos, bem como a formação de discentes ao nível de Graduação e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Docente responsável: Monalisa Pereira Dutra Andrade
Produção biotecnológica de ingredientes funcionais e bioativos
O objetivo deste projeto visa estudar o desenvolvimento de bioprocessos para a obtenção de ingredientes bioativos, com enfoque no isolamento de novos microrganismos, estudo de parâmetros cinéticos e fermentativos em escala laboratorial e de bancada, otimização e elevação de escala de bioprocessos, bem como o uso de subprodutos da agroindústria como substratos alternativos.
Docente responsável: Gustavo Molina