Avaliação microbiana para elaboração de cervejas
O projeto visa avaliar o potencial de microrganismos, isoladamente ou culturas microbianas, provenientes de frutos e fermentações espontâneas no processo produtivo de cervejas variadas.
Docente responsável: Cintia Lacerda Ramos
Avaliação tecnológica em Produtos Lácteos e Análogos
O projeto “Inovação Tecnológica em Produtos Lácteos e Análogos” tem como objetivo principal o desenvolvimento e a utilização de metodologias e tecnologias inovadoras para caracterização e/ou produção de lácteos e seus análogos. O projeto engloba também o estudo e aplicação de ingredientes alternativos para melhorar o valor nutricional e/ou sensorial e/ou funcional dos produtos com o objetivo de atender às novas demandas do mercado por alimentos mais saudáveis, sustentáveis e funcionais. Entre os produtos contemplados estão derivados lácteos além de alternativas vegetais, que se destacam às novas exigências do mercado consumidor, incluindo intolerâncias alimentares, dietas restritivas, preocupações éticas ou preferências por dietas plant-based.
Docente responsável: Larissa de Oliveira Ferreira Rocha
Avaliação tecnológica e probiótica de leveduras isoladas de queijos artesanais
O objetivo do estudo é isolar e avaliar características tecnológicas e probióticas de leveduras presentes em queijos artesanais. As leveduras serão avaliadas quantos suas atividades enzimáticas desejáveis para produção de queijos bem como suas propriedades funcionais.
Docente responsável: Cintia Lacerda Ramos
Estudo da extração de compostos naturais para incorporação em biomateriais florestais
O presente projeto tem por objetivo estudar a extração de compostos naturais de interesse industrial para o desenvolvimento de biomateriais a partir de recursos florestais. Com esses extratos será possível produzir, através da técnica de casting e eletrofiação, com a utilização de polímeros naturais como celulose e seus derivados e quitosana, curativos e materiais funcionais. Particular interesse, na incorporação de óleos essenciais de interesse industrial de plantas nativas e cultivadas no Cerrado mineiro para a produção de biomateriais de aplicações médicas, odontológicas e farmacêuticas. Além disso, a utilização de taninos e lignina, na produção de adesivos e agentes coagulantes de interesse industrial.
Docente responsável: João Vinícios Wirbitzki da Silveira
Inovações e desafios no desenvolvimento de produtos e processos na área de tecnologia de cereais, raízes e tubérculos
O entendimento sobre os ingredientes utilizados em produtos a base de cereais, raízes e tubérculos, bem como os processos tecnológicos adequado a serem aplicados ainda é um grande desafio para a indústria de alimentos, principalmente quando ocorre o desenvolvimento de um novo produto ou a ampliação sobre os conhecimentos atuais. Desta forma, estre projeto visa o entendimento em relação às características físicas, químicas, bioquímicas, biológicas e microbiológicas no desenvolvimento de produtos e processos envolvendo a tecnologia de cereais, raízes e tubérculos.
Docente responsável: Marcio Schmiele
Inovações em embalagens para alimentos
Pensar embalagens na indústria e mercado de alimentos é pensar em inovação, modernização e sustentabilidade. Além da sua importância para a segurança e higiene dos alimentos, as embalagens têm importância por seu impacto, diferentes aplicações e inovações na área.
Docente responsável: Franciele Maria Pelissari
Nano, microencapsulação e secagem de produtos funcionais
A nano e microencapsulação, bem como a secagem de componentes ativos tornou-se muito atraente nas últimas décadas. A nano e microencapsulação podem ser aplicadas para proteção e liberação de diversos compostos funcionais no intuito de facilitar manuseio, transporte e desenvolver formulações para fins alimentícios. Ambas as tecnologias promovem a liberação controlada de substâncias ativas encapsuladas, reduz a volatilidade dos líquidos, mascara o sabor e odor de certos componentes, prolonga a vida útil e protege da luz, umidade e calor. O objetivo deste projeto é produzir nano e micropartículas de compostos funcionais através de diferentes métodos, e avaliar o efeito do sistema matricial bem como caracterizar o produto obtido como potencial ingrediente nas indústrias farmacêutica e de alimentos.
Docente responsável: Joyce Maria Gomes da Costa
Processamento e qualidade de carne e produtos cárneos
Este projeto tem como objetivo desenvolver e otimizar formulações inovadoras de produtos cárneos, além de explorar técnicas avançadas de processamento que preservem sua textura, suculência e sabor característicos. Com isso, busca-se promover a produção de alimentos mais saudáveis, alinhados às demandas do mercado e às recomendações nutricionais atuais, garantindo, ao mesmo tempo, a qualidade e a segurança dos produtos cárneos.
Docente responsável: Monalisa Pereira Dutra Andrade
Produção biotecnológica de ingredientes funcionais e bioativos
O objetivo deste projeto visa estudar o desenvolvimento de bioprocessos para a obtenção de ingredientes bioativos, com enfoque no isolamento de novos microrganismos, estudo de parâmetros cinéticos e fermentativos em escala laboratorial e de bancada, otimização e elevação de escala de bioprocessos, bem como o uso de subprodutos da agroindústria como substratos alternativos.
Docente responsável: Gustavo Molina