Linha de Pesquisa:
Estudos da Linguagem e Cultura
(Professor Permanente)
Sublinha: Língua; Linguagem; Tecnologia e Sociedade.
e-mail:
carlos.castro@ufvjm.edu.br
Lattes:
http://lattes.cnpq.br/8846976753165320
Quem é?
Carlos Henrique Silva de Castro é professor e pesquisador em Linguagem e Tecnologia, Ensino de Português e Educação do Campo. É pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG / 2018-2019) e doutor em Linguística Aplicada (2011-2015) pela mesma instituição com período sanduíche pela University of California, Santa Barbara (UCSB / 2013-2014). Atua no Ensino Superior pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no curso Licenciatura em Educação no Campo, habilitação em Linguagens e Códigos. Na mesma instituição, é professor permanente do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas, Linha de Pesquisa Estudos da Linguagem e Cultura. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI / 2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela UFMG (2000-2005). Coordena o CILTec-Online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online) desde 2017.
Publicações:
Artigos:
SANTOS, N. O. O. ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de . ALGUMAS PERCEPÇÕES DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM UMA COMUNIDADE DE FALA CAMPONESA: UMA BREVE OBSERVAÇÃO DE VIÉS SOCIOLINGUÍSTICO NA COMUNIDADE DO TATU. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 9, p. 1-8, 2020.
SILVA, L. G. N. ; CASTRO, C. H. S. . DE AUTOR A SCRIPTOR: UM OLHAR PARA O SUJEITO NA LITERATURA BRASILEIRA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 9, p. 1-8, 2020.
MARA, Z. S. F. D. ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de . LETRAMENTO IDEOLÓGICO E EMANCIPAÇÃO FEMININA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 9, p. 1-8, 2020.
MAGNANI, L. H. ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de . PRÁTICAS LETRADAS, TECNOLOGIAS E TERRITÓRIOS: TRANSGREDINDO RELAÇÕES DE PODER. REVISTA X, v. 14, p. 56-81, 2019.
LIMA, L. H. M. X.; CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MARQUES, L. O. C. Da política pública de educação do campo à prática acadêmica para a formação de professores. Educação e Políticas em Debate. , v.7, p.58 – 76, 2018.
MATTE, Ana Cristina Fricke; CASTRO, Carlos Henrique Silva de; PEREIRA, Daniervelin.; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de.; ARAÚJO, A. L. O. S. O uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior: comunidades da UFMG. Linguagem & Ensino (UCPel). , v.21, p.181 – 209, 2018.
LOPES, Mariana Dutra de Carvalho; CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos: um estudo fundamentado no conceito bakhtiniano de conclusibilidade do enunciado. ILHA DO DESTERRO, v. 69, p. 29-44, 2016.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; SANTOS, R. C. . O letramento digital possibilitado por uma disciplina on-line de leitura e produção de textos. EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 21, p. 9-26, 2016.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; BARROS, A. A. . Gestão Social e Gestão Pública no Desenvolvimento Local. Cadernos do Desenvolvimento, v. 8, p. 147-162, 2013.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SITUACIONAL E ESTENDIDA: conceitos que emergem a partir da análise da efemeridade das relações. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 7, p. 7, 2012.
MATTE, Ana Cristina Fricke; CASTRO, Carlos Henrique Silva de. AS DIRETRIZES E O PROFESSOR NA INTERNET: UMA PROPOSTA DE ACESSO A APLICATIVOS LIVRES POR MEIO DO PORTAL DO PROFESSOR LIVRE NA REDE. Linha Mestra, v. AnoVI, p. 645-649, 2012.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; SILVA, E. J. ; HELAL, E. R. A. V. ; GONCALVES, G. S. A. . CASO CASEY HEYNES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DO TRATAMENTO DADO AO BULLYING NA ATUALIDADE. Texto Livre, v. 5, p. 1-10, 2012.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Construindo Cursos On-line Interativos: Considerações de Design Instrucional. Texto Livre, v. 5, p. 01-07, 2012.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias resultam em diálogo. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 9-23, 2012.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. EM CENA O OBSCENO: o homoerotismo em dois contos brasileiros do século XX.. SINAIS (UFES), v. 1, p. 79-102, 2010.
Livros e Capítulos de Livros:
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; SOUZA, A. A. (Org.) ; BALDAIA, A. S. (Org.) ; ROCHA, A. S. (Org.) ; FREIRE, A. G. (Org.) ; SILVA, C. F. (Org.) ; RODRIGUES, D. P. (Org.) ; PEGO, E. R. (Org.) ; XAVIER, E. P. (Org.) ; SILVA, E. S. (Org.) ; PORTO, E. B. (Org.) ; RIBEIRO, E. E. M. (Org.) ; SILVA, G. B. (Org.) ; SANTOS, H. F. (Org.) ; LOPES, I. S. (Org.) ; PEREIRA, I. S. (Org.) ; COSTA, L. G. (Org.) ; CALDEIRA, L. A. (Org.) ; FERREIRA, M. S. (Org.) ; SENA, M. J. (Org.) ; PEREIRA, R. S. (Org.) ; BARROS, S. S. (Org.) ; CORDEIRO, T. F. (Org.) ; EUZEBIO, V. A. (Org.) . Pós-memória e Educação do Campo: relatos sobre autoritarismo e colonialidade. 1. ed. Diamantina/MG: Editora UFVJM, 2020. v. 1. 61p .
LEMES, A. F. G. (Org.) ; CASTRO, C. H. S. (Org.) ; ALMEIDA, C. S. (Org.) ; FRAILE, O. O. (Org.) . Os Vales que Educam: 10 anos de alternâncias, autonomia e diálogos na Educação do Campo. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. v. 1. 293p .
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MENDES, M. T. (Org.) ; SANTOS, R. B. (Org.) . Memórias de letramentos II: outras vozes do campo. 1. ed. Diamantina: UFVJM, 2020. v. 1. 61p .
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MENDES, M. T. ; SILVA, H. M. . Vozes do campo no UEaDSL: autoria e letramentos. In: Ana Cristina Fricke Matte, Francine Souza Andrade. (Org.). Universidade, EAD, Software Livre: o fenômeno UEADSL. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 68-92.
MAGNANI, L. H. ; CASTRO, C. H. S. ; MARQUES, L. O. C. . Da política pública de Educação do Campo à prática acadêmica para a formação de professores. In: Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Carlos Henrique Silva de Castro, Clebson Souza de Almeida, Ofelia Ortega Fraile. (Org.). Da política pública de Educação do Campo à prática acadêmica para a formação de professores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 81-100.
CASTRO, C. H. S.; PEREIRA, D. N. ; MAGNANI, L. H. ; FRAILE, O. O. . Letramentos e novas tecnologias: o ?direito de narrar? na Educação do Campo. In: Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Carlos Henrique Silva de Castro, Clebson Souza de Almeida, Ofelia Ortega Fraile. (Org.). Letramentos e novas tecnologias: o direito de narrar na Educação do Campo. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 101-128.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Educação do Campo e Letramentos Digitais: práticas sociais de leitura e escrita em evento acadêmico on-line. In: José Ribamar Lopes Batista Júnior, Vicente Lima-Neto, Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Sergio Vale da Paixão. (Org.). Práticas de sala de aula e formação de professores. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2020, v. 1, p. 81-106.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MENDES, M. T. ; SILVA, H. M. . Vozes do campo no UEaDSL: autoria e letramentos. In: Ana Cristina Fricke Matte, Francine Souza Andrade. (Org.). Universidade EAD Software Livre: o fenômeno UEADSL. 92ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 10-67.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. As culturas do grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, v.1. p.378.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. As culturas do grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. In: Luis Gonçalves. (Org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: Abordagens, contextos e práticas (Portuguese Edition). 1ed.Roosevelt, New Jersey: Boavista Press, 2017, p. 216-232.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MENDES, M. T.; SANTOS, R. B. Memórias de letramentos II: outras vozes do campo. Diamantina: UFVJM, 2020.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. (Org.) Pós-memória e Educação do Campo: relatos sobre autoritarismo e colonialidade. Diamantina/MG: Editora UFVJM, 2020.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MAGNANI, L. H. (Orgs). Memórias de letramentos: vozes o campo. Diamantina/MG: Editora UFVJM, 2017.
TRABALHOS TÉCNICOS:
1. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS:
CASTRO, Carlos Henrique Silva de; MATTE, Ana Cristina Fricke ; MENDES, M. T. . Congresso Nacional Universidade, EaD e Software Livre (UEADSL) 2020.2. 2020.