Carlos Henrique Silva de Castro

Linha de Pesquisa:

Estudos da Linguagem e Cultura

(Professor Permanente)

e-mail: 

carlos.castro@ufvjm.edu.br

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8846976753165320

Quem é?

Carlos Henrique Silva de Castro é professor e pesquisador em Linguagem e Tecnologia, Ensino de Português e Educação do Campo. É pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG / 2018-2019) e doutor em Linguística Aplicada (2011-2015) pela mesma instituição com período sanduíche pela University of California, Santa Barbara (UCSB / 2013-2014). Atua no Ensino Superior pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no curso Licenciatura em Educação no Campo, habilitação em Linguagens e Códigos. Na mesma instituição, é professor permanente do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas, Linha de Pesquisa Estudos da Linguagem e Cultura. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI / 2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela UFMG (2000-2005). Coordena o CILTec-Online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online) desde 2017.

Publicações: 

Artigos: 

MATTE, Ana Cristina FrickeCASTRO, Carlos Henrique Silva de. AS DIRETRIZES E O PROFESSOR NA INTERNET: UMA PROPOSTA DE ACESSO A APLICATIVOS LIVRES POR MEIO DO PORTAL DO PROFESSOR LIVRE NA REDE. Linha Mestra, v. AnoVI, p. 645-649, 2012.

CASTRO, Carlos Henrique Silva deSILVA, E. J. ; HELAL, E. R. A. V. ; GONCALVES, G. S. A. . CASO CASEY HEYNES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DO TRATAMENTO DADO AO BULLYING NA ATUALIDADE. Texto Livre, v. 5, p. 1-10, 2012.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Construindo Cursos On-line Interativos: Considerações de Design Instrucional. Texto Livre, v. 5, p. 01-07, 2012.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias resultam em diálogo. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 9-23, 2012.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. EM CENA O OBSCENO: o homoerotismo em dois contos brasileiros do século XX.. SINAIS (UFES), v. 1, p. 79-102, 2010.

 Livros e Capítulos de Livros:

CASTRO, Carlos Henrique Silva deMENDES, M. T. ; SILVA, H. M. . Vozes do campo no UEaDSL: autoria e letramentos. In: Ana Cristina Fricke Matte, Francine Souza Andrade. (Org.). Universidade EAD Software Livre: o fenômeno UEADSL. 92ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 10-67.

CASTRO, Carlos Henrique Silva deAs culturas do grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019, v.1. p.378.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. As culturas do grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. In: Luis Gonçalves. (Org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: Abordagens, contextos e práticas (Portuguese Edition). 1ed.Roosevelt, New Jersey: Boavista Press, 2017, p. 216-232.

CASTRO, Carlos Henrique Silva deMENDES, M. T.SANTOS, R. B. Memórias de letramentos II: outras vozes do campo. Diamantina: UFVJM, 2020.

CASTRO, Carlos Henrique Silva de. (Org.) Pós-memória e Educação do Campo: relatos sobre autoritarismo e colonialidade. Diamantina/MG: Editora UFVJM, 2020.

CASTRO, Carlos Henrique Silva deMAGNANI, L. H. (Orgs). Memórias de letramentos: vozes o campo. Diamantina/MG: Editora UFVJM, 2017.

 CONFIRA a live realizada pelo professor Carlos e os convidados Érika Amâncio (UFMG) e Henrique Leroy (UFMG)

IMG-20200630-WA0059