Carlos H. S. de Castro

Linha de Pesquisa:

Estudos da Linguagem e Cultura

(professor efetivo)

e-mail: 

carlos.castro@ufvjm.edu.br

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8846976753165320

Quem é?

Carlos Henrique Silva de Castro é doutor em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG / 2011-2015) com período sanduíche pela University of California, Santa Barbara. É mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2009-2010). É especialista em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2007-2008) e em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI / 2008-2009). É bacharel e licenciado em Letras/Português e suas literaturas pela UFMG (2000-2005). É coordenador do EViDoSoL (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e do CILTec-Online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Atua no Ensino Superior pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no curso Licenciatura em Educação no Campo, habilitação em Linguagens e Códigos, habilitação que também coordena. Faz estágio pós-doutoral na UFMG no qual investiga culturas de letramentos digitais nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É professor colaborador do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas, Linha de Pesquisa Estudos da Linguagem e Cultura.

Publicações: 

Artigos: 

 LOPES, Mariana Dutra de Carvalho ; CASTRO, Carlos Henrique Silva de . Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos: um estudo fundamentado no conceito bakhtiniano de conclusibilidade do enunciado. ILHA DO DESTERRO, v. 69, p. 29-44, 2016.
CASTRO, Carlos Henrique Silva deSANTOS, R. C. . O letramento digital possibilitado por uma disciplina on-line de leitura e produção de textos. EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 21, p. 9-26, 2016.
CASTRO, Carlos Henrique Silva deBARROS, A. A. . Gestão Social e Gestão Pública no Desenvolvimento Local. Cadernos do Desenvolvimento, v. 8, p. 147-162, 2013.
CASTRO, C. H. S.. COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SITUACIONAL E ESTENDIDA: conceitos que emergem a partir da análise da efemeridade das relações. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 7, p. 7, 2012.
MATTE, Ana Cristina Fricke ; CASTRO, C. H. S. . AS DIRETRIZES E O PROFESSOR NA INTERNET: UMA PROPOSTA DE ACESSO A APLICATIVOS LIVRES POR MEIO DO PORTAL DO PROFESSOR LIVRE NA REDE. Linha Mestra, v. AnoVI, p. 645-649, 2012.
CASTRO, C. H. S.SILVA, E. J. ; HELAL, E. R. A. V. ; GONCALVES, G. S. A. . CASO CASEY HEYNES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DO TRATAMENTO DADO AO BULLYING NA ATUALIDADE. Texto Livre, v. 5, p. 1-10, 2012.
CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Construindo Cursos On-line Interativos: Considerações de Design Instrucional. Texto Livre, v. 5, p. 01-07, 2012.

 CASTRO, Carlos Henrique Silva de. Emergência de comunidades virtuais de aprendizagem engajadas: quando questões identitárias resultam em diálogo. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 9-23, 2012.
 CASTRO, C. H. S.RIBEIRO, Ana Elisa . INTERAÇÃO PARA EMERGÊNCIA DE COMUNIDADES. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 5, p. 6, 2010.
CASTRO, C. H. S.. EM CENA O OBSCENO: o homoerotismo em dois contos brasileiros do século XX.. SINAIS (UFES), v. 1, p. 79-102, 2010.

Livros e Capítulos de Livros:

CASTRO, Carlos Henrique Silva deMAGNANI, L. H. (Org.) . Memórias de Letramentos: vozes o campo. 1. ed. Diamantina/MG: Editora UFVJM, 2017. v. 1. 144p .
CASTRO, C. H. S.; GONÇALVES, L. . As culturas do grupo Texto Livre: um estudo de viés etnográfico sob a ótica da complexidade. In: Luis Gonçalves. (Org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: Abordagens, contextos e práticas (Portuguese Edition). 1ed.Roosevelt, New Jersey: Boavista Press, 2017, v. , p. 216-232.