Vitória Azevedo da Fonseca

Linha de Pesquisa:

História, Cultura e Arqueologia

e-mail:

vitoria.fonseca@ufvjm.edu.br

Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4524041034414022

Quem é?

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2017), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e história, pesquisa histórica, filmes históricos, cinema e adaptação cinematográfica, recepção e ensino de história.

Publicações:

Artigos:

FONSECA, V. A.. Pesquisa histórica e cinema: a criação de Villa-Lobos. ArtCultura_Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia, v. 18, p. 99-110, 2017.
FONSECA, V. A.. PESQUISA HISTÓRICA NA CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS: O CASO DE BAILE PERFUMADO. Opsis, v. 17, p. 85-98, 2017.
FONSECA, V. A.. Vetores de direções opostas: 20 anos de política educacional no estado de São Paulo. Laplage em Revista, v. 3, p. 148-163, 2017.
FONSECA, VITORIA AZEVEDO DA. HISTÓRIA ESCOLAR, CINEMA BRASILEIRO E HISTÓRIA PÚBLICA: caminhos de uma memória. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 92-112, 2017.
FONSECA, V. A.. Cinema, educação e estado: a inserção da Lei 13.006/14 e a obrigatoriedade da exibição de filmes nas escolas. LAPLAGE EM REVISTA, v. 2, p. 138-145, 2016.
FONSECA, V. A.. FILMES NO ENSINO DE HISTÓRIA NA VISÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS: ?USE COM MODERAÇÃO?. Labirinto (UNIR), v. 24, p. 57-70, 2016.
FONSECA, V. A.. Filmes históricos e ensino de história: diálogos e controvérsias. Locus (UFJF), v. 22, p. 415-434, 2016.
FONSECA, V. A.. ESTATÍSTICA E PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE DITADURA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE HISTÓRIA. Encontros (Rio de Janeiro), v. 14, p. 47-61, 2016.
FONSECA, V. A.. FILME HISTÓRICO NA CONFLUÊNCIA ENTRE ?MÉTODO? HISTÓRICO E NARRATIVA FICCIONAL. Labirinto (UNIR), v. 25, p. 437-456, 2016.
FONSECA, V. A.. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ENCONTRA O ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS. Mnemonise PPGH-UFCG, v. 7, p. 34-51, 2016.
FONSECA, VITORIA AZEVEDO DA. A construção cinematográfica de um cangaço e um sertão presentes na ausência em Baile Perfumado. MNEME (CAICÓ. ONLINE), v. 17, p. 178-197, 2016.
FONSECA, V. A.. Quando as contradições são conciliadas e a história ?oficial? vai além do controle de estado.. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 12, p. 29-45, 2016.
FONSECA, V. A.. CURRÍCULO, MATERIAL DIDÁTICO E AVALIAÇÃO: UM ESTRANHO TRIÂNGULO NO ENSINO DE HISTÓRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Fronteiras: Revista de História, v. 17, p. 43-63-63, 2015.
FONSECA, V. A.; REIS, A. M. . INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA E ESTATÍSTICA: PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE DEMOCRACIA. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 1, p. 115-124, 2015.
FONSECA, V. A.. DOCUMENTÁRIO, HISTÓRIA E PESQUISA: CONSTRUÇÕES NARRATIVAS EM O VELHO. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 15, p. 249, 2013.

 FONSECA, V. A.. Ficções imaginadas e ficções documentadas: para pensar filmes com temáticas históricas. ArtCultura (UFU), v. 13, p. 143-154, 2011.
FONSECA, V. A.. As narrativas d’O Cineasta da Selva e a historiografia sobre Silvino Santos. História, Imagem e Narrativas, v. 11, p. 6, 2010.
FONSECA, V. A.. Eus e olhares sobre os outros: relatos de Hans Staden e suas releituras cinematográficas. Outros Tempos, v. 7, p. 100-115, 2010.
FONSECA, V. A.. Historiografia e cinema nas aulas de História: Análise do filme Carlota Joaquina, a princesa do Brazil. Revista Educação e Linguagem (Online), v. 3, p. 3, 2009.

Livros e capítulos de livros:

FONSECA, VITORIA AZEVEDO DA. A monarquia no cinema brasileiro: metodologia e análise de filmes históricos. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. v. 1.
FONSECA, V. A.; OLIVEIRA ; ALMEIDA . A reflexao e a prática no ensino – História. 1. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2012. v. 1. 157p
FONSECA, V. A.. José Pedro Varela: ?pai da escola pública? ou o ?sarmiento uruguaio?. In: Sílvio César Moral Marques; Rita de Cássia Lana. (Org.). Fundamentos da Educação. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 6, p. 165-174.
FONSECA, V. A.. Lepelletier e a projeção do direito à educação. In: LIMA, P.G.; MARQUES, S.C.M.. (Org.). Fundamentos da Educação: recortes e discussões. Vol. 4.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 4, p. 115-129.