VI Seminário de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas

Baixe aqui seu certificado de participação no evento!

 

No ano de 2023 o VI Seminário de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas será realizado conjuntamente com o I Seminário Diálogos Interdisciplinares sobre o Direito à Natureza.

 

1f09affa-3f5e-42a1-b284-27d55af82090

 

GT1 – ANCESTRALIDADES: O presente grupo de trabalho tem por escopo trazer à luz reflexões, análises e proposições acerca de variadas questões envolvendo as ancestralidades e as plúrimas formas de existência e de práticas comunitárias. Desse modo, busca-se, a partir de uma visão holística e multidisciplinar, aprovar trabalhos que visam a problematizar diversos pontos vinculados à temática apontada.

GT2- VIOLAÇÕES: O presente grupo de trabalho tem por escopo trazer à luz reflexões, análises e proposições acerca de variadas questões envolvendo as violações dos Direitos da Natureza. Desse modo, busca-se, abranger trabalhos que tragam estudos de caso, denúncias, e análises de decisões judiciais ou administrativas. Serão aprovados trabalhos com abordagens inter e transdisciplinares visando problematizar diversos pontos vinculados à temática apontada.

GT3 – MOVIMENTOS SOCIAIS: O presente grupo de trabalho tem por escopo trazer à luz reflexões, análises e proposições acerca de variadas questões envolvendo as diversas manifestações e lutas dos movimentos sociais em defesa dos Direitos da Natureza e para sua concretização. Desse modo, busca-se, a problematizar diversos pontos vinculados às temáticas do ecocentrismo, do biocentrismo e do socioambientalismo em sua relação com a atuação dos diversos movimentos sociais. Serão aprovados trabalhos com abordagens inter e transdisciplinares visando problematizar diversos pontos vinculados à temática apontada.

GT4 – DESENVOLVIMENTO ECOCÊNTRICO: O presente grupo de trabalho tem por escopo trazer à luz reflexões, análises e proposições acerca de variadas questões envolvendo as visões possíveis acerca da proteção ambiental e sua relação com o Desenvolvimento em suas várias acepções. Desse modo, busca-se, a problematizar diversos pontos vinculados às temáticas do ecocentrismo, do biocentrismo e do socioambientalismo em sua relação com as possibilidades de desenvolvimento local e regional. Serão aprovados trabalhos com abordagens inter e transdisciplinares visando problematizar diversos pontos vinculados à temática apontada

 

Serão selecionadas 5 apresentações presenciais por cada GT.

Poderão ainda ser enviadas apresentações por vídeo, ou resumos sem apresentação, somente para publicação nos Anais.

Os resumos devem seguir as normas da ABNT.

Submeta seu resumo até o dia 05 de novembro de 2023:

https://forms.gle/Fmf5EAiqhZ6e4pp38