Linhas de Pesquisa

Nome

Descrição

Estudos da Linguagem e Cultura
Esta linha de pesquisa tem como objeto de investigação as relações interdisciplinares que envolvam, direta ou indiretamente, as áreas dos Estudos da Linguagem, dos Estudos Literários, da Cognição e dos Estudos da Cultura. A linha abrange, nesse sentido, a investigação da natureza e da função da linguagem, no âmbito dos discursos da Linguística, da Teoria Literária, da Literatura Comparada, da Literatura Estrangeira, da Psicologia, da Filosofia da Linguagem, da Filosofia da Mente e dos Estudos Lusófonos.
Educação, cultura e sociedade
Esta linha busca desenvolver projetos de pesquisa sobre educação e suas múltiplas interfaces com as demais instâncias da sociedade. Para tanto, privilegiam-se nesta linha as abordagens históricas, culturais, psicológicas e sociológicas, numa perspectiva interdisciplinar.
Política, cultura e sociedade
Objetiva a análise das questões que envolvam a representação de agentes sociais e suas formas de mobilização, frente às transformações do mundo moderno e contemporâneo. Questões em torno da identidade, da formação cultural e patrimonial, culturas regionais, participação popular, movimentos pela cidadania, a emergência da cultural como espaço de realização política, etc. constituirão as categorias centrais desta linha de pesquisa.
História, cultura e arqueologia
Esta linha de pesquisa parte do pressuposto que as questões relativas ao universo cultural só se tornam inteligíveis se relacionadas às formas de poder que, por sua vez, não se caracterizam apenas pelo uso da força, mas atuam também no domínio do simbólico. Tendo tal premissa como fundamento, a linha de pesquisa “História, cultura e arqueologia” contempla o entrelaçamento dos campos da cultura e do poder que permeiam  um número significativo de pesquisas acadêmicas na área das Ciências Humanas e, particularmente, da História, e que têm, como objetivo, o entendimento das formas de organização material e simbólica, expressas por meio de uma multiplicidade de discursos textuais e imagísticos, bem como as relações de dominação, implícitas ou explícitas, contidas no processo de modelagem de comportamentos e atitudes. HIstória da Arte.
Filosofia, Pensamento Crítico e Cultura
Esta Linha de Pesquisa se debruça, em uma perspectiva interdisciplinar, sobre temas clássicos da reflexão filosófica em diálogo e/ou em conflito com os problemas da modernidade e da contemporaneidade. Assim, as pesquisas desenvolvidas tratam de questões concernentes à Hermenêutica, à Metafísica, à Estética, à Ética, à Filosofia Política, à Ontologia, à Filosofia do Direito, à Filosofia da Ciência, à Filosofia da Técnica e da Tecnologia, à Dignidade Humana, à Filosofia Social, à Crítica Social (interfaces com as Ciências Sociais e Econômicas).