A internacionalização no campo da educação é uma necessidade quando se compreende que a produção do conhecimento parte da interação e do intercâmbio entre pessoas, sociedades e modos de vida. O avanço tecnológico e a criação de algumas ferramentas tem facilitado esse processo, mas reconhecemos que os desafios ainda são muitos, em especial para as instituições localizadas no interior do país. Na pós-graduação, em geral as ações de internacionalização são realizadas a partir de iniciativas individuais e fragmentadas, carecendo de melhor estruturação.
A execução das ações e metas de internacionalização do PPGCH são articuladas à atuação da Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM, dentre as quais destacam-se:
- Convênio de adesão ao Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-México (Bramex)
- Reinserção no Grupo Tordesilhas, rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha.
- Aprovação no Edital Fapemig 09/2023 – Apoio de internacionalização das IES mineiras, para custeio de bolsas de pós-doutorado, doutorado-sanduíche, visitas técnicas de pesquisadores estrangeiros à UFVJM e vice-versa, entre outras ações.
- Adesão ao Programa Move la América para oferta de bolsas de doutorado e mestrado para estudantes da América Latina e Caribe realizarem estágio sanduíche nos PPGs UFVJM.
- Adesão ao PILA – Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino Americano para a mobilidade de estudantes de pós-graduação, pesquisadores e gestores.
- Reinserção no Programa Idiomas sem Fronteiras – Rede Andifes IsF.
- Desconto no Exame TOEFL iBT.
- Oferta de benefícios para o aprendizado de Espanhol (parceria entre o GCUB e Instituto Cervantes).
- O Núcleo de Línguas (NucLi) da UFVJM oferta cursos de inglês e espanhol para fins acadêmicos, e Português como Língua Estrangeira para alunos de pós-graduação participantes do GCUB-Mob.
- Oferta de 500 acessos gratuitos à ferramenta Gramarly, que auxilia na escrita em inglês
- Divulgação contínua dos editais abertos em órgãos de fomento nacionais e estrangeiros para promoção de ações de internacionalização.
Dentre as ações de internacionalização do PPGCH, destacam-se:
1. No marco do Programa de Cooperação Arqueológica Brasileira no Projeto Ventarrón Collud, o Prof Marcelo Fagundes integra a equipe de escavação arqueológica no Vale de Lambayeque, Peru. Coordenado pela Profa Márcia Maria Arcuri Suñer da UFOP, o programa promove colaboração com pesquisadores da Universidade de São Paulo, do Institute Max Plank (Alemanha) e do Museu Tumbas Reales de Sipán (Ministério da Cultura del Peru), além da UFOP e UFVJM. Discentes do PPGCH e da graduação integram missões ao Peru para escavação em sítios arqueológicos do Vale de Lambayeque.
2. Profs Roberta e Yuri são docentes internacionais na Universidad Nacional del Litoral – UNL, Argentina por desenvolverem tarefas acadêmicas previstas nas ações aprovadas no marco do edital 2022 da Incubadora de Ações de Internacionalização (resolução “C.S.” N° 550/22). Tais tarefas são desenvolvidas pela REPIE – Rede de Promoção da Internacionalização e Interculturalidade na Educação (grupo de pesquisa registrado no diretório CNPq), formada por professores argentinos (UNL, UADER) e brasileiros (UFMT, UFMG, UFVJM, UFJF e UFRGS). A REPIE foi reconhecida como referência de “Buenas prácticas de internacionalización del currículo de universidades argentinas” em 2021 pela Red de Cooperación Internacional de Universidades Públicas (RedCIUN) e pela Comisión de Asuntos Internacionales del Consejo Interuniversitario Nacional (CIN) da Argentina (CIN, 2022)
3. No quadriênio 2020-2024, os seguintes docentes do PPGCH realizaram formação em nível de pós-doutorado:
- Prof Carlos realizou dois estágios pós-doutorais no período de um ano (2021-2022): em Linguística Aplicada na Universidade de Aveiro (Portugal) e em Linguagem e Tecnologia na Universidad Complutense de Madrid (Espanha), ambos com financiamento da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação. No período, o docente atuou como consultor em cursos de formação de professores responsáveis pelo ensino de língua estrangeira em escolas públicas de fronteira na Espanha e em Portugal, no marco de acordo de cooperação entre a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Universidade de Aveiro (Portugal) e Universidad Complutense de Madrid (Espanha).
- Profa Maria Cláudia realizou estágio pós-doutoral em História da Cultura na Scuola Normale Superiore de Pisa (Itália) por um ano (2023-2024).
- Profa Roberta realizou dois estágios pós-doutorais no período de um ano (2023-2024): em Sociologia na Università di Bologna e em Filosofia Fenomenológica no Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche (ambos na Itália)
- Prof Yuri realizou dois estágios pós-doutorais no período de um ano (2023-2024): em Sociologia na Università di Bologna e em Filosofia Fenomenológica no Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche (ambos na Itália)
- Prof Guilherme iniciou em fins de 2024 estágio pós-doutoral de um ano em Planejamento turístico e governança pública na Curtin University (Austrália), como bolsista Fapemig (recursos captados pela DRI no edital 09/2023)
4. Quanto a participação em projetos com financiamento internacional, destacam-se:
- Profa Aline e egressos Alber Carlos Alves Santos e Antônio Augusto Lopes Neto integram o Projeto “Local, Indigenous, Quilombola and Traditional Communities and the construction of the ‘Lithium Valley’ in Minas Gerais, Brazil: Empowering silenced voices in the energy transition (LIQUIT)”, financiado pela The British Academy, que envolve a London South Bank University. O projeto está ancorado no NIISA/UNIMONTES, com recursos financeiros geridos pela FADENOR, com coordenação geral envolvendo pesquisadores do NIISA, Observatório dos Vales e do Semiárido Mineiro/UFVJM e do GESTA/UFMG. O objetivo é contribuir com processos de reconhecimento e amplificação das vozes dos territórios em conflito com empreendimentos de mineração de lítio, com a finalidade de incidir na discussão global sobre a transição energética, apoiando as comunidades locais
- Profa Cristiane participa do Projeto Fostering inclusive law-making for people with disabilities: risks and opportunities of Intelligent assistive technologies, pesquisa que investiga no Brasil, na Suíça e na África do Sul os riscos e as oportunidades que as tecnologias assistivas inteligentes apresentam para a participação política das pessoas com deficiência nos processos legislativos desses países. Projeto financiado pela Worldwide Universities Network
5. Os seguintes egressos deram continuidade a seus estudos no exterior
- Lilian Aparecida Oliveira. Doutorado em Sociologia da Arte na Universidade da Beira Interior, Portugal
- Taciana Begalli de Oliveira Ruellas. Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade da Beira Interior, Portugal
- Frederico Fernandes de Castro. Doutor em Educação pela Universidade Lusófona. Lisboa, Portugal
- João Paulo da Silva Andrade. Doutorando em Educação na FICS em Assunção, Paraguai
- Rochelle Foltram. Pós-doutoranda na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha
- Luciana Lacerda de Carvalho. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai
- Bruno Leonardo Dias Oliveira. Doutorando em Ciências Jurídico-Sociais na Universidad del Museo Social Argentino, Argentina