Linhas de Pesquisa

O PPGCH atualmente possui duas linhas de pesquisa:

 

Políticas públicas, direitos humanos, territorialidade e relações étnico-raciais

Esta linha, de caráter interdisciplinar, pretende propiciar a articulação entre os estudos históricos, políticos, econômicos, sociais, geográficos e filosóficos, contextualizados a partir de elementos fundantes das áreas correlatas, que abordem os seguintes temas: ações do Estado, de dignidade humana e de representação de agentes sociais e suas formas de mobilização frente às transformações do mundo moderno e contemporâneo, em determinado território; questões em torno da identidade, da formação cultural e patrimonial, culturas regionais, participação popular, movimentos pela cidadania, a emergência da cultura como espaço de realização política; grupos e classes sociais; castas sociais e mobilização relativa; racismo estrutural e institucional; epistemologia africana e afro-brasileira; ciência e tecnologia ocidentais e africanas; economia e política ocidentais e africanas; condição dos trabalhadores nas relações de exploração; feminismos; Estado e sociedade na perspectiva ocidental e africana; universalismo ocidental, democracia representativa e participativa; legislação; moral; desenvolvimento e desenvolvimentismo; políticas sociais e públicas; planejamento urbano, gentrificação e periferização; conflitos e injustiças; meio-ambiente e crise climática; e temas emergentes.

Práticas Educacionais, Culturais e Linguagens

A linha “Práticas Educacionais, Culturais e Linguagens” busca investigar, numa perspectiva interdisciplinar, problemáticas de múltiplas realidades que permeiam práticas de diferentes culturas e suas manifestações discursivas. Essa linha contempla o entrelaçamento de temáticas relacionadas à educação escolar (Básica e Superior) e não-escolar, formação de professores e saberes docentes, processos de ensino-aprendizagem, tecnologias na educação, educação inclusiva e especial, fenômenos psicossociais, cognitivos, culturais e processos de subjetivação. Além disso, ao problematizar as formas de organização material e simbólica, expressas por meio de uma multiplicidade de narrativas, investiga trajetórias históricas individuais e coletivas, em seus aspectos sociais, políticos, artísticos, econômicos, identitários, religiosos, linguísticos, educacionais, literários, psicológicos e ideológicos.